São Paulo tem 132 espetáculos teatrais em temporada

Há muito o que ver nos teatros da cidade de São Paulo. Só nesta semana, de acordo com dados colhidos na matriz do Guia , do jornal O Estado de S. Paulo, o espectador tem à sua disposição 132 espetáculos teatrais em temporada na cidade. Isso sem contar shows de humor, teatro infantil, apresentações de dança e sessões eventuais que integram mostras ou festivais.

Agência Estado |

Sinal de vitalidade? Sem dúvida, sob qualquer ponto de vista, esse é um dos aspectos que tal quantidade reflete. Porém, um olhar atento observa um dado relevante: a pulverização da programação.

Cada vez mais palcos abrigam um número maior de peças que, por sua vez, fazem um número menor de apresentações semanais em temporadas cada vez mais curtas. Do total de peças em cartaz nesta semana, 35% faz uma apresentação a cada sete dias. A esmagadora maioria, cerca de 60%, tem apenas 2 ou 3 sessões semanais. Somente cinco espetáculos fazem quatro apresentações semanais e só um deles, oito.

A Agência Estado ouviu algumas vozes da classe teatral ¿ atores, produtores, programadores, diretores ¿ sobre essa questão. "Não há possibilidade de o ator exercer bem o seu papel se ele fica mais dias da semana afastado do personagem do que envolvido com ele", afirma Eduardo Tolentino, diretor do Grupo Tapa.

O raciocínio, com o qual todos os entrevistados concordam, é o de que realizar sessões em várias noites seguidas propicia ao ator muito mais possibilidade de aprimorar seu trabalho ao longo da temporada: afinando ritmos, tons, atmosferas.

"É uma tragédia, uma doença grave, um teatro amesquinhado. Precisamos fazer sempre muito esforço para não oferecer um espetáculo ruim ao público da primeira sessão semanal", afirma Cleyde Yáconis.

Leia mais sobre: teatro

    Leia tudo sobre: teatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG