São Paulo divulga lista de animais ameaçados de extinção

SÃO PAULO ¿ A Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo divulgou nesta quinta-feira a lista dos animais vertebrados ameaçados de extinção no Estado. São 436 espécies e subespécies, que representam 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado.

Redação |

Acordo Ortográfico

Durante a divulgação da lista, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, assinou uma resolução que estabelece os procedimentos e critérios para o licenciamento de empreendimentos de fauna no Estado.

O mico-leão-preto foi escolhido como símbolo para representar a nova lista, que não era atualizada há dez anos. A espécie, existente somente no Estado de São Paulo, quase desapareceu e hoje pode ser encontrada no Parque Estadual do Morro do Diabo, Reserva Estadual de Caetetus e Estação Ecológica do Mico Preto. Graças aos esforços de conservação, o mico-leão-preto deixou a classificação de criticamente ameaçado, para a em perigo. Outras espécies conhecidas que estão ameaçadas são a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga verde, também chamada de tartaruga marinha.

A lista inclui ainda 86 espécies consideradas quase ameaçadas, ou seja, ainda não sofrem risco de extinção, mas demandam atenção para não entrar nesta classificação. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a identificação das espécies ameaçadas ajuda a preservar a fauna, pois a partir dos dados é possível propor medidas para reverter o processo e evitar a extinção, além de garantir sua sobrevivência a longo prazo.

No início de 2009, um livro com todas as informações sobre as espécies ameaçadas de São Paulo será publicado. O material mostra a distribuição de todas as espécies e evidencia a contribuição devastadora que o desmatamento e a fragmentação tiveram para a ameaça de extinção dos animais em São Paulo.

Veja aqui a lista dos animais vertebrados ameaçados de extinção no Estado de São Paulo

Leia mais sobre animais ameaçados de extinção

    Leia tudo sobre: ameaçaanimaisanimais silvestresextinção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG