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SÃO PAULO ¿ O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou, na manhã desta sexta-feira, as novas regras para tráfego de caminhões na capital. O rodízio municipal de veículos vai passar a valer também para caminhões e a área de restrição de carga e descarga passará de 25km para 100 km quadrados, abrangrendo o centro expandido da capital com exceção da avenida dos Bandeirantes, marginais e zona cerealista, região do centro da cidade especializada no comércio de cereais.

As medidas entrarão em vigor 45 dias após ser publicada no Diário Oficial. Kassab disse também que será criada uma comissão para analisar possíveis excessões, como caminhões de mudança e betoneiras. "Não podemos mudar o ritmo da construção civil", afirmou.

De acordo com o prefeito, a medida irá reduzir em aproximadamente 20% o número de caminhões nas ruas das 7h às 10h e das 17h às 20h. Kassab afirmou que cerca de 400 mil caminhões trafegam pela cidade neste intervalo, somente nas marginais são 250 mil.

O setor de transporte de cargas não está satisfeito com a possível restrição e afirmou, na quinta-feira, que vai pedir a interferência do Congresso Nacional para evitar que o rodízio atinja os caminhões.

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) fez um pedido de audiência com o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e os representantes pretendem chegar a Brasília na próxima semana.

"A idéia de ampliar o rodízio e incluir os caminhões me parece apenas uma cópia daquilo que não tem sido suficiente para sanar o problema do trânsito na cidade. Além disso, é preciso avaliar os impactos econômicos dessa decisão", disse Chinaglia. Apesar disso, ele admite que precisa ouvir todos os argumentos para se posicionar de forma definitiva sobre o assunto.

Pacote para reduzir o congestionamento

As proibições divulgadas nesta sexta-feira pelo prefeito fazem parte de um pacote de ações que o secretário municipal de transportes, Alexandre de Morais, tornou público no dia 19 de março. Segundo ele, as medidas estavam sendo estudadas há pelo menos seis meses e não são consideradas emergenciais. Todas as ações devem ser implantas em um prazo de até 90 dias. São elas:

  • Criação de 175 rotas alternativas: saiba quais são (em pdf)
  • Proibição de estacionamento de caminhões: saiba onde (em pdf)
  • 19 obras em zonas críticas: veja quais as obras (em pdf)
  • Recuperação de sete corredores de ônibus;
  • Retirada de 167 lombadas e valetas de vários pontos da cidade

    Novo recorde

    Na noite de ontem, São Paulo superou mais uma vez os índices e bateu um novo recorde deste ano para o período da noite. Às 19 horas, as vias da capital paulista acumulavam 229 quilômetros de lentidão, o equivalente a 27,5% dos 835 quilômetros monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A média para o horário é de 23,3%.

    Segundo a CET, o trânsito foi causado pelo excesso de veículos e pela chuva, que causou 20 pontos de alagamento - três deles em situação intransitável. Um acidente que ocorreu à tarde na pista expressa da Marginal do Tietê, na altura da Ponte Júlio de Mesquita Neto, no sentido Rodovia Castelo Branco, contribuiu para piorar a situação do motorista.

    Um caminhão-tanque tombou na via após se chocar com três carros e uma motocicleta. A carga de óleo vegetal transportada caiu na pista. Das quatro faixas da marginal, duas ficaram interditadas durante toda a tarde. Já a chuva causou 20 pontos de alagamento na capital - três deles em situação intransitável.

    (Com informações da Agência Estado)

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