A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, inicia na segunda-feira a inspeção veicular voluntária e gratuita nos veículos movidos a diesel. A cidade é a primeira a adotar o teste depois de São Paulo.

A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, inicia na segunda-feira a inspeção veicular voluntária e gratuita nos veículos movidos a diesel. A cidade é a primeira a adotar o teste depois de São Paulo. Em agosto, a checagem começará a ser feita, também de forma voluntária e sem custos, nos carros flex.

"Em um ano e meio a inspeção veicular será obrigatória em todo o Estado. Vamos nos antecipar. É uma fase preparatória para adaptar a população", diz o secretário de Gestão Ambiental, Gilberto Marson.

Quando a checagem se tornar obrigatória, em 2011, será preciso pagar uma taxa. Provavelmente, diz o secretário, o valor será o mesmo de São Paulo: R$ 56,44. Quem não fizer o teste não poderá licenciar o veículo. A frota registrada no município é de cerca de 405 mil veículos. Os testes serão feitos em um pátio na Avenida Kennedy, 1055, Jardim Anchieta, das 8h às 16h.

Os outros municípios da região do ABC paulista também começam a se mobilizar para implementar a inspeção veicular. O programa é discutido no Consórcio Intermunicipal, que reúne as prefeituras da região, que possui frota de mais de 1,3 milhão de veículos. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.