Santa Catarina terá R$ 26 milhões para ações emergenciais

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil autorizou o repasse de R$ 26 milhões para a recuperação de ruas, residências e espaços públicos nas áreas afetadas pela chuva em Santa Catarina que estão em estado de emergência. A portaria está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (28).

Redação com Agência Brasil |

Agência Estado
Chuva de granizo causou prejuízos no Sul
Os recursos servirão também para a compra de combustível dos veículos que serão utilizados na remoção dos escombros e à mão de obra necessária ao desenvolvimento dos trabalhos de recuperação. A transferência dos recursos deverá ocorrer em um prazo de seis meses, a contar desta segunda.

Por causa das ventanias e fortes chuvas do fim de semana, as cidades de Antônio Carlos, Chapecó, Biguaçu, Dona Emma, Santa Rosa do Sul e Governador Celso Ramos estão em situação de emergência, segundo informações da Defesa Civil estadual. O órgão estima que durante esta segunda-feira o número de cidades nesta situação aumente, assim como os municípios atingidos pelos temporais.

Segundo o órgão, nos últimos dois dias, 33 municípios das regiões oeste, meio-oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul foram afetados.

O último boletim aponta que o total de casas danificadas ultrapassa 5 mil e o número de pessoas afetadas chega a mais de 44 mil. Há 1.413 pessoas desalojadas e 2.762 desabrigadas.

Os municípios afetados são: Abon Batista, Angelina, Antônio Carlos, Araranguá, Agronômica, Aurora, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Piçarras, Biguaçú, Blumenau, Calmon, Chapecó, Concordia, Dona Emma, Governador Celso Ramos, Içara, Ilhota, Imbituba, Itajaí, Imbuia,  Leobero Leal, Painel, Passo de Torres, Pouso Redondo, Rio do Sul, Rio Rufino, Santa Rosa do Sul, São Cristóvão do Sul, São João do Sul,  Sombrio e Santo Amaro da Imperatriz.

Chuva de granizo atinge SC; veja vídeo


Leia também:

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuvasprevisão do tempoverba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG