Santa Catarina registra temperatura mais baixa do ano, segundo Inmet

SÃO PAULO - A forte massa polar que avança sobre o centro-sul do Brasil já provocou frio nos Estados do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros chegaram a marcar 0,1º C negativo entre 6h e 7h em Urubici, em Santa Catarina. A temperatura atingida foi a menor deste ano, de acordo com o instituto.

Redação |

Em São Joaquim, na serra de Santa Catarina, a temperatura mínima foi de 3º C e em Bom Jesus, na serra gaúcha, 3,6 ºC. Na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, o dia amanheceu com frio entre 4º C e 6º C. Em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a temperatura ao amanhecer estava em torno dos 7º C e mesmo com o sol brilhando à tarde, o termômetro não passou dos 16º C.

A massa polar também entrou forte em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a temperatura mínima nesta sexta-feira foi de 12,6º C, a menor do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. No sul do Estado, a temperatura ao amanhecer ficou em torno de 9º C em localidades como Sete Quedas e Ponta Porã.

AE
Algumas regiões catarinenses registraram temperaturas negativas

Previsão

A massa polar vai atuar com mais força neste sábado e o frio vai aumentar em todo o centro-sul do Brasil. A expectativa é de que novos recordes de frio sejam estabelecidos nos Estados do Sul, em São Paulo e também em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Climatempo.  

Várias cidades no planalto e na serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná devem registrar temperaturas abaixo de zero grau. Há condições para geada moderada a forte. Na Grande São Paulo, a madrugada deste sábado também promete ser a mais gelada do ano. A temperatura mínima prevista para região é 10º C.

O domingo será com muito sol no centro-sul do Brasil. A temperatura terá ligeira elevação, mas a madrugada ainda será fria. Ainda deve gear nas serras e planalto dos do Sul do Brasil. Pode gear também na cidade paulista de Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira. Segundo o Inmet, a temperatura pode chegar a - 2º C na madrugada desta segunda-feira em Santa Catarina.

Leia também:


Leia mais sobre: previsão do tempo

    Leia tudo sobre: previsão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG