Santa Catarina bate recorde de frio nesta terça-feira, segundo Inmet

SÃO PAULO - O município de Urubici, na região de serra em Santa Catarina, registrou nesta terça-feira a temperatura mais baixa do ano no País, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Durante a madrugada, os termômetros marcaram - 3º C.

Redação |

De acordo com o Inmet, o recorde anterior era da cidade de General Carneiro, no Paraná, que registrou -1.7º C.

O amanhecer desta terça-feira também foi o mais frio do ano em praticamente todas as áreas do Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista.

Segundo o Inmet, a estação medidora do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, registrou 8º C. Foi a menor temperatura de 2009 e também o valor mais baixo registrado neste local, desde julho de 2007, quando os termômetros marcaram 6,4ºC.

AE
Frequentadores enfrentam o frio no Parque Barigui, em Curitiba

O frio intenso é provocado por uma forte massa de ar polar que atua no centro-sul do Brasil. Às 8h, a temperatura em São Paulo ainda estava em torno de 9º C.

A massa de ar polar derrubou a temperatura também no Triângulo Mineiro, que teve esta terça o amanhecer mais frio do ano. A temperatura agora em Uberaba está em 10º C, mas o dia amanheceu com 8ºC. Em Uberlândia, o aeroporto local registrou até 7º C.

Previsão para os próximos dias

O Inmet prevê que a atuação da massa de ar frio sobre a região Sul ocasionará frio intenso até quarta-feira, com previsão de temperaturas abaixo de zero, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este mesmo sistema favorece a queda acentuada na temperatura em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A previsão de temperaturas mais baixas também inclui o centro-sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso; sul de Rondônia e no centro-sul de Goiás, o que caracteriza o primeiro evento de friagem do ano. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo o frio chega entre hoje e esta quarta-feira.

O Inmet alerta também para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte e com rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas no Amapá, norte e oeste do Pará, norte do Maranhão e leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Leia mais sobre: previsão do tempo 

    Leia tudo sobre: tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG