Samu já atendeu 2,5 mil vítimas dos temporais em Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS - Estimativa da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina indica que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já atendeu 2,5 mil vítimas das enchentes provocadas pelos temporais na região, desde o dia 22 de novembro.

Agência Brasil |

    De acordo com relatório divulgado no site da secretaria, apenas no penúltimo fim de semana do mês passado¿ período que registrou maior intensidade de chuvas, sobretudo, no litoral de Santa Catarina ¿ o Samu atendeu 70 ocorrências, incluindo vítimas de desmoronamentos, gestantes e desalojados com doenças consideradas crônicas como cardiopatias e pressão alta.

    No Morro do Baú, uma das localidades catarinenses onde houve maior Número de deslizamentos de terra, o serviço resgatou 250 pessoas. Em Balneário Camboriú e em Itajaí, o Samu atuou no deslocamento de pacientes que estavam internados no Hospital Santa Inês, que teve alas atingidas por um desabamento.

    Segundo a secretaria, Santa Catarina é o único estado brasileiro onde o Samu oferece cobertura à 100% da população. Um total de 1,2 mil profissionais, mais de 70 Unidades de Suporte Básico de Vida e 21 Unidades de Suporte Avançado prestam o atendimento às vítimas das enchentes, que pode ser solicitado pelo telefone 192.

    Leia também:

    Leia mais sobre: chuvas em Santa Catarina

      Leia tudo sobre: enchentesanta catarina

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG