Saltos grossos, plataformas e meias-patas serão os hits no verão

Saltos grossos, plataformas e meias-patas serão os hits no verão Por Amanda Valeri São Paulo, 17 (AE) - As recentes edições das semanas de moda brasileiras - Fashion Rio e São Paulo Fashion Week - mostram que os pés no verão virão dominados por plataformas, saltos grossos, modelos gladiadores e meias-patas. O mesmo cenário foi apresentado na 40ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), realizada entre os dias 01 e 04 de julho no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Agência Estado |

A grife Claudina trouxe às passarelas urbanas uma coleção denominada de Ethnic Luxury, com peças em cores vibrantes, laranja, rosa, pink, azul, amarelo, verde, e em tons mais neutros, preto, pastéis e branco, aplicados em cetim e em couro. As estampas são as mais variadas, como art nouveau, navy, esportivo e psicodélico, e aparecem tanto nas tiras das sandálias como nos saltos dos sapatos. O destaque da coleção é a sandália gladiador, rasteirinha e com salto, com inspiração nos calçados dos gregos e romanos.

Três marcas do Grupo Arezzo S/A apresentaram características dos anos 70. Na Schutz, as peças vieram em novas interpretações do estilo Woodstock. A grife também investiu nas rasteirinhas na versão gladiadora, como nos modelos meia-pata e nas clássicas anabelas. A cartela de cores é suave: lavanda, mate, ipê, hibiscos, páprica e oliva dividiram espaço com as estampas étnicas e com o couro de cobra. A Arezzo viajou pelo mundo e aterrissou no Brasil com o conceito 'Globetrotters', ou Viajantes do Globo. Couros a fio, detalhes de cifres, seda trançada dourada, madeira, ráfia, estampa tie-dye se unem às cores neutras e aos tons de marrom. Plataformas, rasteiras, gladiadoras, sandálias de salto fino e até botas receberam a influência dos anos 60 e 70. Dentre as construções, a novidade é o salto bloco (grossos e largos).

A mais nova grife do Grupo, a Alexandre Birman, voltada para o mercado de luxo (classe A+), trouxe modelos clássicos em materiais nobres como phyton e croco natural. O estilo apache apareceu nas franjas, aplicações de pedrarias e grafismos geométricos. Os modelos com couro entrelaçado e trabalho artesanal remetiam ao hippie-chique, em tons naturais, metalizados, ferrugem e alaranjados.

ÉPOCA DE LIQUIDAÇÃO
Apesar do frio ainda derrubar as temperaturas no País, já é possível ver lojas de roupas, sapatos e acessórios liquidarem suas coleções de inverno. A Morana Acessórios apresenta a queima de estoque "Louquinhas por Morana", com desconto de 10% a 50% em pulseiras, brincos, colares e anéis. Com descontos de até 60%, a marca de moda feminina FOLIC também iniciou o período de liquidação da coleção de inverno 2008. Durante julho, a Flan, grife da estilista Clarissa Macedo, promove a queima de estoque das peças da coleção da época mais fria do ano, com descontos de 50%. Todas as campanhas serão realizadas até o dia 31 de julho.

NOVA FÁBRICA
A marca de calçados Piccadilly informou que inaugurará em agosto a terceira unidade fabril da empresa, em Teutônia, no Rio Grande do Sul. De acordo com a empresa, serão investidos no local R$ 8,5 milhões durante cinco anos, com a estimativa de produção diária de 20 mil pares de sapatos femininos e geração de 1200 empregos. Segundo a Piccadilly, esta unidade tem 21 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 50 mil metros quadrados que pertencia à exportadora Raifer, do Grupo Raichert, também do setor calçadista.

MEIA EM FORMATO DE SAPATILHA
O conforto é a busca incessante da indústria calçadista. Resultado disso é o mais novo lançamento da marca Puket: Simpls. Simples, como o próprio nome diz, é o espírito deste produto: a empresa uniu o tênis a uma meia. De acordo com a Puket, foram investidos cerca de R$ 2 milhões nesse projeto que foi concluído após dois anos de pesquisa. A junção da meia a um solado chega ao mercado em quatro linhas: Doll, Collors, Candy e Lace, com estampas e cartela de cores características.

FIQUE ESPERTA!
Os chapéus dão um toque de personalidade ao look. Neste inverno, eles serão vistos em diversos modelos e cores nas cabeças das mulheres antenadas na moda.

- O modelo Panamá é disparado o queridinho das mulheres. Ele vem acompanhado de um look mais sofisticado, como peças em corte de alfaiataria;

- A pequena aba do boné bufante autoriza o uso de brincos grandes ou acessórios mais extravagantes;

- O chapéu-coco ou bowler hat, ícone de Charles Chaplin, nunca saiu de moda, mas deve ser usado com roupas mais sisudas;

- A mulher que apostou na franjinha como o corte do inverno tem como opção o modelo cloche de aba virada.

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