Salto quadrado é sinônimo de conforto fashion Por Ana Carolina Rodrigues São Paulo, 25 (AE) - Quadrado nem sempre quer dizer careta. O calçado com este tipo de salto, que já foi tachado de sapato de vó, agora invade as vitrines com peso de ícone fashion.

Em diversas alturas, ele está em alta: palavra de Ana Wintour, a poderosa editora da revista Vogue Americana - que em sua edição passada trouxe uma verdadeira declaração de guerra ao salto agulha (aquele bem fininho, geralmente bem alto).

Repaginados e modernos, os quadrados tem mais a oferecer do que sofisticação. Os calçados deste tipo também são, segundo especialistas nesta área, indicados para a saúde dos pés. "Os saltos grossos aumentam a área de apoio do corpo, assim a mulher faz menos força para se equilibrar", explica o ortopedista Marcos Britto da Silva. Segundo ele, quem adere ao salto quadrado e grosso exige menos dos ligamentos e do tornozelo. "Isso diminui a chance de sofrer uma entorse". Traumatologista e ortopedista, Rodrigo Monari concorda. "O peso do corpo fica distribuído de forma mais uniforme pela planta do pé", avalia.

No quesito elegância, os saltos quadrados e finos competem com igualdade, segundo a personal stylist Andrea Carolina De Zagottis. Ela sugere para os mais grossos uma parceria com um look no estilo esporte-chique. "Acho mais apropriado para uma roupa casual ou até para uma noite mais despojada", acredita. Para trabalhar, são infalíveis: conferem altura, sem provocar incômodos. "Só não indico para casamentos e festas de gala", continua.

Para Andrea, todos os tipos físicos combinam com o salto grosso, especialmente o quadrado - ele é amigo, inclusive, de quem está acima do peso, que costuma ter restrições em relação ao modelo agulha. "Podem ser usados por qualquer tipo de pessoa, e com muita elegância. Aliás, a verdadeira elegância está dentro de cada um", finaliza a especialista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.