O apanhador no campo de centeio - Brasil - iG" /

Salinger processa autor de sequencia de O apanhador no campo de centeio

NOVA YORK - O escritor americano J.D. Salinger abriu uma ação em Nova York contra o autor, a editora e a distribuidora de um novo romance que será publicado como a sequencia da famosa obra O apanhador no campo de centeio, informou nesta terça-feira a imprensa local.

EFE |

Salinger, de 90 anos, quer evitar a publicação da obra "60 Years Later: Coming Through the Rye", por isso abriu um ação perante o Tribunal Federal de Manhattan, por considerar que o livro infringe seus direitos autorais de propriedade intelectual.

"Trata-se simples e puramente de um plágio", assegurou Salinger no processo, segundo o jornal "The Daily News". Ele também arremete contra o escritor anônimo que assina a obra sob o pseudônimo de "J.D. California".

A chamada sequencia apresenta, segundo o processo, Holden Caufield, o famoso protagonista do livro, percorrendo as ruas de Nova York após escapar de uma residência de idosos, em uma trama ambientada 60 anos depois da época retratada na obra original.

O livro de Salinger, que não publica um trabalho há quatro décadas e jamais escreveu uma sequencia da obra em questão, descreve Caufield como um adolescente rebelde e narra suas experiências em Nova York.

A ação aberta em Nova York defende que o direito a escrever uma sequencia do clássico da literatura americana assim como de utilizar o nome de seu protagonista correspondem unicamente a Salinger.

Salinger quer que sejam destruídas as cópias existentes da suposta sequencia e exige reparação pelos danos causados pelo plágio.

A editora sueca Nicotext, por enquanto, pretende comercializar "60 Years Later: Coming Through the Rye" nos Estados Unidos a partir do setembro próximo, embora a obra possa chegar ao Reino Unido antes.

    Leia tudo sobre: salinger

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG