Saiba o que fazer para diminuir os altos índices de mau colesterol

Saiba o que fazer para diminuir os altos índices de mau colesterol Por Adriana Bifulco São Paulo, 07 (AE) - Você sabe o que é colesterol? Trata-se de um tipo de gordura que existe no corpo humano e é essencial para a vida. O colesterol, segundo José Marcondes, livre docente de endocrinologia, médico do Hospital das Clínicas e do Sírio Libanês, ambos na capital paulista, é produzido ou ingerido pelo organismo e tem a função importante de fazer parte da composição de alguns hormônios e da estrutura das células.

Agência Estado |

"Existem dois tipos de colesterol. O LDL (Low Density Lipoprotein), que é chamado de colesterol ruim, e o HDL (High Density Lipoprotein), o colesterol bom", explica Firmino Haag Ferreira Júnior, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especialista em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Medicina Intensiva e em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, além de médico cardiologista do Hospital São Luiz Morumbi, em São Paulo.

O colesterol é produzido pelo fígado. Quando ele apresenta um defeito no controle de produção, a pessoa fabrica o colesterol independente do que come. "Ele sai do fígado ligado às proteínas sob a forma de LDL e vai se depositar nas paredes dos vasos. O HDL faz a retirada do colesterol", diz Marcondes.

Quem tem altos índices de colesterol não apresenta sintomas. O problema é que, na medida em que o LDL vai se acumulando nas artérias, diminui o fluxo de sangue para os órgãos provocando má circulação (aterosclerose), derrame e enfarte. "É uma doença silenciosa. Por isso é importante, a partir dos 40 anos, fazer uma avaliação para saber como estão os índices de colesterol, triglicérides, glicemia e ácido úrico. Já as pessoas que têm histórico familiar devem realizá-lo semestralmente", aconselha Ferreira Júnior.

Para controlar o colesterol é preciso fazer exercícios físicos com freqüência, ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas, verduras, legumes, realizar exames periodicamente e se for, indicado pelo médico, tomar estatinas, o medicamento recomendado para diminuir os índices de LDL.

Boxe 1: OS NÍVEIS DE COLESTEROL
- Colesterol total - abaixo de 200mg/DL de sangue;
- Colesterol bom (HDL) - acima de 35mg/DL de sangue;
- Colesterol ruim (LDL) - abaixo de 130mg/DL de sangue;

Boxe 2: ALIMENTOS RICOS EM COLESTEROL
- leite integral;
- vísceras;
- bacon;
- lagosta;
- chantilly;
- creme de leite;
- ovas de peixes;
- sorvetes cremosos;
- biscoitos amanteigados;
- gema de ovo;
- doces cremosos;
- peles de aves;
- carnes vermelhas gordas;
- camarão;
- queijos amarelos;

Boxe 2: O QUE FAZER PARA DIMINUIR O MAU COLESTEROL
- Exercícios físicos - Praticar atividade física não só ajuda a pessoa a emagrecer como também diminui tensões. Os exercícios ajudam a aumentar o colesterol bom, impedindo o risco de entupimento das artérias pelo colesterol ruim;
- Evitar o tabagismo - Associado ao colesterol, aumenta ainda mais o risco de doenças coronárias;
- Dieta balanceada - Ingerir mais frutas, verduras, legumes e fibras, dando sempre preferência aos alimentos de origem vegetal;

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG