Saiba o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes em São Paulo

SÃO PAULO - O feriado de Tiradentes provoca mudanças no funcionamento de estabelecimentos públicos e privados da cidade. Saiba o que abrirá na capital paulista.

Redação |

Abastecimento

Os mercados municipais não funcionam na segunda-feira, 21, com exceção do Mercado Paulistano (Mercadão Central) e do Kinjo Yamato, que ficarão abertos das 6h às 18h.

Os sacolões também não abrirão na segunda. As feiras livres que funcionam normalmente e atenderão o público nos locais e horários habituais.

Transporte

Metrô

Na sexta-feira, dia 18, serão colocados mais trens em circulação nos períodos da tarde e noite nas linhas 1-Azul (Jabaquara ¿ Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera ¿ Palmeiras/Barra Funda) para atender aos usuários que estarão deixando a cidade, principalmente aqueles que utilizarão dos terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara.
Nas linhas 2-Verde (Alto do Ipiranga ¿ Vila Madalena) e 5-Lilás (Capão Redondo ¿ Largo Treze a circulação não será alterada.

Sábado, dia 19, a circulação de trens das quatro linhas metroviárias não será alterada. No domingo, dia 20, os trens também circularão normalmente.

Na Segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes, a circulação de trens será semelhante a de um domingo. O atendimento ao público da linha 1 será feito com 14 trens no pico da manhã, 15 trens no pico da tarde e 13 no período da noite. Na linha 2, sete trens garantirão o atendimento durante todo o dia. Na linha 3, o atendimento será feito com 13 trens no período da manhã, 14 no período da tarde e 11 no período da noite. A linha 5 não abre aos domingos e nem nos feriados.

Saúde

Os hospitais e prontos-socorros municipais estarão abertos em plantão. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrirão e as AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) funcionam normalmente no feriado, das 7h às 19h. As AMAs de Parelheiros, Sacomã, Tatuapé, Campo Limpo, Ermelino Matarazzo, Waldomiro de Paula, Saboya e Alexandre Zaio estarão abertas 24 horas.

Shopping Center

No sábado, 19, e domingo, 20, os Shoppings Center de São Paulo funcionarão normalmente, das 10h às 22h. Já na segunda-feira, feriado, o horário será das 14h às 20h das lojas e da praça de alimentação será das 10h às 22h.

Cultura

Todos os locais da Secretaria Municipal de Cultura permanecerão fechados, com exceção do Centro Cultural da Juventude. A bilheteria do Theatro Municipal, no Centro da cidade, ficará aberta das 14h às 17h.

Assistência Social

Os serviços de emergência, acolhida e de albergue atenderão normalmente, durante 24 horas. São os eles: Abrigos / Casas de Acolhida, CAPE - Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs) e Albergues.

Já os serviços abaixo permanecerão fechados durante o feriado: CRECI - Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja-Escola - Roda da Cidadania, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, Núcleos Sócio-educativos, Casas da Família e Centros de Referência Ação Família - CRAF.

Educação

As unidades educacionais e creches municipais não funcionarão no feriado. Somente os Centros de Educação Unificada (CEUs) abrião para realizar atividades culturais e esportivas.

Esportes

Os Clubes da Cidade estarão abertos no feriado de 21 de abril. Por ser segunda-feira, alguns equipamentos irão funcionar em regime de plantão, pois passam por manutenção no início de cada semana.

Trabalho

Os sete Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) e as oito unidades do São Paulo Confia não funcionarão.   

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais abrirão normalmente, com exceção do Parque da Luz.

Leia mais sobre: feriado de Tiradentes

    Leia tudo sobre: feriado de tirandentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG