Por causa do feriado prolongado da Semana Santa, alguns serviços funcionarão em horários diferenciados no Rio. Confira o que abre e fecha na capital fluminense:

Shoppings

Os shoppings do Rio terão alguns horários diferenciados por causa da Semana Santa. Na quinta-feira e no sábado, os shoppings irão funcionar das 10h às 22h. Na sexta-feira da Paixão e no domingo de Páscoa, as lojas ficarão abertas das 15h às 21h. Já as praças de alimentação e as áreas de lazer vão funcionar a partir do meio-dia.

Supermercados

Os supermercados irão funcionar normalmente durante o feriado prolongado da Semana Santa, segundo a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro.

Bancos

As agências bancárias funcionarão normalmente na quinta-feira. No feriado de sexta-feira da Paixão, os bancos vão estar fechados para atendimento ao público, reabrindo na segunda-feira.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 02, 03 e 04 de abril vão poder ser pagos no próximo dia útil ¿ 05 de abril -, sem incidência de multa.

Loterias

As casas lotéricas ficarão fechadas na sexta-feira da Paixão. Na quinta-feira e no sábado, elas funcionarão normalmente. Já no domingo, só irão abrir as loterias que normalmente funcionam neste dia da semana.

Correios

As agências dos Correios abrirão normalmente nesta quinta-feira. Na sexta-feira, irão funcionar as agências que costumam abrir aos domingos e feriados. Algumas poderão ter o horário reduzido ou o funcionamento suspenso por conveniência. No sábado e no domingo, vão abrir aquelas agências que já funcionam nestes dias da semana.

Postos de saúde

Para incentivar a população a participar da campanha de vacinação contra a Influenza A/H1N1, as unidades de saúde do Rio de Janeiro funcionarão nesta quinta-feira, dia 1º (ponto facultativo), e sábado, dia 3. Os postos funcionarão na quinta das 8h às 12h e no sábado das 8h às 13h, com prioridade para a imunização de crianças de 6 a 23 meses, cuja campanha vai até o final desta semana, e para doentes crônicos e gestantes.

Detran

Todas as unidades e serviços do Detran atenderão ao público normalmente na quinta-feira, com exceção da unidade Rio Simples da Carioca (Banerjão), que não abrirá. Na sexta-feira não haverá atendimento. Já no sábado, o Teleatendimento funcionará, das 8h às 18h, assim como as unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu e da Baixada (São João de Meriti), que abrirão das 9h às 13h, oferecendo os serviços de Habilitação, Identificação Civil e Liberação de Veículos.

Metrô

Na sexta-feira, o metrô vai operar das 7h às 23h. O mesmo esquema vale para o domingo de Páscoa. Os trens da Linha 2 vão circular de Pavuna à Estácio durante o feriadão e os passageiros que desejarem chegar a uma das estações da Linha 1 deverão fazer a transferência na Estação Estácio.

Os ônibus Metrô Na Superfície, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão seguindo o horário das Linhas 1 e 2. Já as linhas de integração expressas adotam o mesmo esquema de horário do metrô no período, com exceção das linhas 634 A e 696 A, que saem da estação de Nova América/ Del Castilho para o Fundão e não circulam nos feriados e finais de semana. No sábado, os trens operam das 5h à meia-noite.

Trem

A concessionária SuperVia circularão em esquema especial no feriado da Semana Santa. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri irão atender também os passageiros do ramal Deodoro, fazendo parada em todas as estações deste ramal.

Sexta-feira:
Horário de funcionamento: das 04h39min às 20h31min
Ramal Santa Cruz: intervalos de 30 minutos.
Ramal Saracuruna: intervalos de 45 minutos.
Ramal Belford Roxo: intervalos de 60 minutos.
Ramal Japeri: intervalos de 30 minutos.

Sábado:
Horário de funcionamento: das 04h34min às 22h31min
Ramal Santa Cruz: intervalos variam de 20 a 40 minutos.
Ramal Saracuruna: intervalos variam de 20 a 40 minutos.
Ramal Belford Roxo: intervalos variam de 30 a 60 minutos.
Ramal Japeri: intervalos variam de 20 a 40 minutos.

Domingo:
Horário de funcionamento: das 04h36min às 22h11min
Ramal Santa Cruz: intervalos de 40 minutos.
Ramal Saracuruna: intervalos de 60 minutos.
Ramal Belford Roxo: intervalos de 90 minutos.
Ramal Japeri: intervalos de 40 minutos.

Leia mais sobre: Semana Santa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.