Saiba o que abre e o que fecha neste fim de ano em São Paulo e no Rio de Janeiro

Passado o Natal, muitos serviços e comércio voltam a funcionar normalmente, mas outros mantêm o recesso até o início de 2009.

Redação |

Veja abaixo o que abre e o que fecha nos próximos dias de festas de fim de ano:

Bancos: As agências funcionam normalmente a partir do dia 26. Já nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente bancário. As agências voltarão a funcionar normalmente no dia 2.

Correios: No dia 31, as agências funcionam até o meio-dia. No dia 1º, as agências não abrem, mas no dia 2, funcionam normalmente.

Ônibus em São Paulo: segundo a SPTrans, nesta sexta-feira a frota é de 60% dos veículos. No dia 31 de dezembro, ela estará completa, com 100% dos ônibus nas ruas. Já no dia 1º de janeiro, apenas metade da frota estará nas ruas e, no dia 2, 60%.

EMTU: dia 26, sexta-feira, serão 2.600 carros, a mesma frota disponibilizada aos sábados. No dia 31, quarta-feira, os usuários terão à disposição a mesma frota dos sábados, 2.600 veículos. No primeiro dia de 2009, a frota cairá para 2 mil carros, o mesmo número disponibilizado aos domingos. No dia 2 de janeiro, a frota volta para 2.600 ônibus.

Metrô de São Paulo: No dia 29, o Metrô antecipará o início da operação comercial nas linhas 1 e 3, onde os trens rodarão a partir das 4h; e antecipará em 10 minutos a operação na Linha 2 que começará a partir das 4h30. A linha 5 entrará em operação no horário normal, a partir das 4h40.

CPTM: haverá esquema especial durante a virada do ano: nas linhas 7, 8, 10, 11 e 12, as estações ficarão abertas para embarque normal de usuários até as 2h da madrugada do dia 1º, com os trens circulando a cada 20 minutos. Após esse horário, só serão possíveis embarques por meio das integrações com o Metrô nas estações Luz, Brás e Barra Funda. A Linha 9-Esmeralda e as extensões das linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 11-Coral terão trens de prontidão para atender a possíveis demandas. A operação será ininterrupta, da meia-noite do dia 31 até as 4h do dia 1º.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) montou uma rede especial de transportes para garantir o acesso da população às comemorações da passagem do ano na orla de Copacabana e Leme, e ainda à Barra da Tijuca, Ipanema, Leblon e Aterro do Flamengo. O esquema vai vigorar das 18h do dia 31 de dezembro de 2008, às 5h do dia 1º de janeiro de 2009. Nesse período, vão circular 1.533 ônibus de 72 linhas, partindo de vários bairros até as áreas dos festejos. Essas linhas vão operar com 100% da frota, que pode ainda ser reforçada em 10% dependendo da demanda.

Ônibus Intermunicipal: A Rodoviária Novo Rio agregou mais 7.500 ônibus a sua frota para o período das festividades de fim de ano. A maioria deles tem como destino a Região dos Lagos do Estado, além de cidade de Espírito Santo e Minas Gerais.

Táxi e transporte regulamentar: Os táxis regulamentados deverão circular livremente nas áreas dos bloqueios efetuados pela CET-Rio. Até 31 de dezembro e em 1º de janeiro, os táxis estão autorizados a circular com "bandeira 2". Kombis e vans regulamentados também estarão autorizados a circular pelas áreas bloqueadas pela CET-Rio.

Leia também:

Leia mais sobre feriado

    Leia tudo sobre: feriado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG