RIO DE JANEIRO ¿ O feriado da Consciência Negra, nesta quinta-feira, altera o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços no Rio de Janeiro. Veja abaixo o que abre e o que fecha na cidade.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) estará com 20 unidades de saúde funcionando 24 horas de quinta-feira (20) a domingo (23) para garantir o atendimento de emergência à população.

Estarão à disposição os hospitais municipais Souza Aguiar (Centro), Rocha Maia e Philippe Pinel (Botafogo), Miguel Couto (Gávea), Paulino Werneck (Ilha do Governador), Salgado Filho (Méier), Francisco da Silva Telles (Irajá), Lourenço Jorge (Barra), Jurandir Manfredini (Jacarepaguá), Arthur Villaboim (Paquetá).

Também funcionarão os hospitais maternidade Fernando Magalhães (São Cristóvão), Oswaldo Nazareth (Praça 15), Carmela Dutra (Lins), as policlínicas Rodolpho Rocco (Del Castilho), César Pernetta (Méier), Herculano Pinheiro (Madureira), Alexander Fleming (Marechal Hermes), além dos postos de saúde Masao Goto (Sulacap), Mário Rodrigues Cid (Campo Grande) e João Batista Chagas (Paciência).

Postos da Fazenda

Os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda instalados no Barra Shopping, Rio Sul, Norte Shopping e Madureira Shopping vão fechar nos dias 20 e 21 de novembro, em função do feriado e do ponto facultativo dos servidores públicos municipais, mas abrirão no sábado, dia 22, das 10h às 16h.

Já a sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na Cidade Nova, e os seus postos de atendimento ficarão fechados a partir de quinta-feira, dia 20. O atendimento voltará ao normal na segunda-feira, dia 24 de novembro.

Serviços da Secretaria Municipal de Governo

Os órgãos da Secretaria Municipal de Governo vão funcionar em regime de plantão durante o feriado até domingo (23). As equipes da Coordenadoria de Controle Urbano e da Defesa Civil funcionarão normalmente.

As feiras livres funcionarão normalmente, inclusive na quinta-feira A lista completa de feiras da cidade está disponível na internet ( www.rio.rj.gov.br/clf/feiras ). Defesa Civil - O órgão manterá equipes de plantão 24 horas. Para casos de emergências, estará à disposição da população o telefone gratuito 199.

Lazer

Todos os parques municipais abrirão.

Trânsito

A Rua Joaquim Silva, entre a Rua da Lapa e a Av. Augusto Severo, na Lapa, será interditada ao tráfego durante o evento do Dia da Consciência Negra das 14h às 22h.

A avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, terá a pista central interditada, dos Correios até a Rua de Santana, no sentido Praça da Bandeira-Centro, das 22h de amanhã, dia 19, às 22h de quinta-feira, dia 20, para desfile cívico em homenagem a Zumbi dos Palmares. O fechamento se estenderá à pista lateral, no mesmo sentido, entre o acesso às ruas Benedito Hipólito e de Santana.

Plantão

A assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio informou que órgãos como Rio Luz, Geo Rio e Defesa Civil funcionarão em esquema de plantão para atender urgências da população. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e Guarda Municipal, vão funcionar normalmente nos dias de feriado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.