Saiba o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalho em São Paulo

SÃO PAULO - O feriado do Dia do Trabalho, que acontece no dia 1º de maio, provoca mudanças no funcionamento de estabelecimentos públicos e privados da capital paulista.

Redação |

Abastecimento

Os mercados de Vila Formosa e Teotônio Vilela funcionarão das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Kinjo Yamato, das 7h às 15h; Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Penha, Pinheiros, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h; e Santo Amaro, das 8h às 14h. Já o Mercado Paulistano (Central), Lapa e São Miguel não abrirão durante o feriado.

Os sacolões Avanhandava, Bela Vista, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá e Lapa atenderão das 7h às 13h; Brigadeiro, Butantã, Cohab Adventista, Estrada do Sabão, João Moura, Piraporinha, Santo Amaro e Cidade Tiradentes, das 7h às 14h; o do Rio Pequeno e o de São Miguel não abrirão.

As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida são fornecidos 24 horas, ininterruptamente. Os abrigos Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida funcionarão normalmente.

Já o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social - Roda da Cidadania; Agente Jovem, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente e as unidades do Ação Família não funcionarão.

Cultura

As bibliotecas de bairro abrem no dia 2 e fecham nos dias 1º e 3. Devido reformas, a biblioteca Mário de Andrade permanece fechada. A Biblioteca Viriato Correa fica fechada no dia 1º e aberta nos dias 2 e 3, das 11h às 18h.

Biblioteca Monteiro Lobato fecha no dia 1º e abre no dia 2, das 10h às 17h, e no dia 3, das 10h às 14h. A biblioteca Pública Circulante permanecerá fechada durante o feriado.    

A Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista,  Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo funcionarão todos os dias. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica aberto, das 10h às 18h, e o Anfiteatro, até as 20h - todos os dias. 

O Teatro Municipal de São Paulo abre no dia 1º apenas a bilheteria para venda de ingressos, das 10h às 19h, e nos dias 2 e 3, para distribuição dos ingressos da Virada Cultural. A bilheteria dará início à distribuição (um ingresso por pessoa) uma hora antes do espetáculo.

Educação

No feriado, as escolas não funcionarão e os Centros Educacionais Unificados abrirão apenas para as atividades culturais e esportivas, participando também de eventos da Virada Cultural.

Esportes

Todos os Clubes da Cidade abrirão apenas para as atividades esportivas e de recreação, nos horários habituais.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde informa que no dia 1º de maio os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente.

As AMAs abrem no feriado, das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e AMAs Especialidades voltarão a funcionar na segunda-feira, dia 4.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão.

Trabalho

Os Centros de Apoio ao Trabalho estarão fechados.

Transportes

O sistema de transporte coletivo (ônibus) circulará com 50% da frota usada nos dias úteis.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais abrirão nos horários habituais.

Comemorações do 1º de maio

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) montou uma programação para comemorar o 1º de maio em todo o Estado. Na capital, as atividades estão concentradas nas zonas sul e leste.

Na zona sul, acontecem shows, apresentações circenses e atos políticos a partir das 9h, na avenida do Arvoreiro, altura do número 395, no Parque das Árvores (próximo a estação de trem do Grajaú). Estão previstas apresentações do Teatro Mágico, Tribo de Jah, Samprazer, Francis Lopes, Marcelo Viola e Ricardo, René Sobral, Fabulosa Banda do Coringa, Rosana Bronx e Sniper. Devem acontecer, ainda, oficias circenses com o grupo Tapias Voadores.

Ainda nesta zona da cidade, serão disponibilizados serviços como emissão de documentos (RG, carteira profissional, certidão de casamento, certidão de nascimento, certidão de óbito); palestras sobre trabalho, meio-ambiente e física; cortes de cabelo; limpeza de pele; orientações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS); exames voltados para a saúde da mulher; podólogos; medição de glicemia; orientação para diversas doenças (AIDS, doenças cardíacas, e osteoporose); entre outros.

Já na zona leste da cidade, a programação acontece na avenida Barão de Alagoas, sem número, na Praça Lions, no Itaim Paulista. Estão previstas apresentações musicais de Tribo de Jah, Peixe Elétrico, Flora Matos, René Sobral, Consciência Humana, Rastapé, Farofyno e Violeiros Matutos.

No interior, na cidade de Bauru, as atividades acontecem no Parque Vitória Régia, a partir das 11h. Estão previstos shows com Tribal Acústico, Carioca, Henrik & Manoel, Monte de Bossa, Giovanna Jery e Naomi Sayx e Amigos S/A.

Também estão previstas atividades em Campo Limpo Paulista, Embu, Guarujá, São Bernardo do Campo e Taubaté. Mais informações no site da CUT .

A Força Sindical também preparou uma programação para a cidade. O evento acontecerá na Praça Campo de Bagatelle, perto do metrô Santana. Além de sorteios, estão previstos shows a partir das 7h. Entre as atrações musicais, estão previstos Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, Jeito Muleque, Exaltasamba, Bruno e Marrone, Wanessa Camargo, Guilherme e Santiago, Leonardo, Edson e Hudson.

    Leia tudo sobre: dia do trabalho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG