Saiba o que abre e fecha no feriado de réveillon no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - Em razão do feriado de Ano Novo, no dia 31 de dezembro, quarta-feira, e no dia 1º de janeiro, quinta-feira, alguns serviços da cidade do Rio de Janeiro sofrerão alteração. Veja abaixo o que muda:

Redação |

Correios: Na quarta-feira, dia 31, véspera de Ano-Novo, as agências funcionam das 8h às 12h. Não haverá expediente no dia 1º de janeiro. Já no dia 2, as agências operam normalmente.

Bancos: Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2009, não haverá atendimento ao público. As agências funcionarão normalmente no dia 2 de janeiro.

Comércio: Os shoppings do Rio funcionam das 10h às 16h, no dia 31. Já no dia 1º de janeiro, apenas praças de alimentação e cinemas estarão abertos. As lojas de rua terão funcionamento facultativo no dois dias.

Feiras livres: As feiras funcionarão normalmente até quarta-feira (31) de acordo com a programação semanal definida pela Divisão de Feiras da Coordenação de Controle Urbano.

Detran: Os postos do Detran não funcionarão nos dias 1º e 2 de janeiro. A única unidade que atenderá a população no dia 2 será o Acesso 7 (avenida Presidente Vargas, 817, Centro), onde é feito o atendimento para a retirada de veículos apreendidos. No dia 31, todas as unidades do Detran estarão abertas até as 14h, inclusive a sede. Já os postos de vistoria veicular funcionarão no dia 3 de janeiro até as 13h, mas atenderão apenas os usuários que ficaram em exigência de vistoria realizada anteriormente.

Defesa Civil: Para atendimento em casos de emergências, a Defesa Civil coloca à disposição da população 24 horas por dia o telefone gratuito 199.

Ônibus: A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) montou uma rede especial de transportes para garantir o acesso da população às comemorações da passagem do ano na orla de Copacabana, Leme, Barra da Tijuca, Ipanema, Leblon e Aterro do Flamengo.

O esquema vai vigorar das 18h do dia 31 de dezembro às 5h do dia 1º de janeiro de 2009. Nesse período, vão circular 1.533 ônibus de 72 linhas, partindo de vários bairros até as áreas dos festejos. Essas linhas vão operar com 100% da frota, que pode ainda ser reforçada em 10% dependendo da demanda.

Metrô: O embarque no metrô no dia 31 de dezembro tem horário pré-determinado entre 18h e meia-noite. Nesse período os bilhetes terão validade de uma hora. O ticket de retorno será aceito de meia-noite às 7h de 1º de janeiro exclusivamente nas estações Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em Copacabana. As demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário. Os cartões gratuidade e Vale Transporte Eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o Réveillon, das 18h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro.

Táxi e transporte regulamentar: Os táxis regulamentados deverão circular livremente nas áreas dos bloqueios efetuados pela CET-Rio. Até 31 de dezembro e em 1º de janeiro, os táxis estão autorizados a circular com bandeira 2. Kombis e vans regulamentadas também estarão autorizados a circular pelas áreas bloqueadas pela CET-Rio.

Leia mais sobre: feriado de Réveillon

    Leia tudo sobre: feriadoreveillon

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG