Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 SÃO PAULO - Neste domingo, os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços em São Paulo serão alterados devido ao Dia de Finados. Veja abaixo o que abre e o que fecha na cidade. " / Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 SÃO PAULO - Neste domingo, os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços em São Paulo serão alterados devido ao Dia de Finados. Veja abaixo o que abre e o que fecha na cidade. " /

Saiba o que abre e fecha no feriado de finados em São Paulo e no Rio

http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico/Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 SÃO PAULO - Neste domingo, os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços em São Paulo serão alterados devido ao Dia de Finados. Veja abaixo o que abre e o que fecha na cidade.

Redação |

Abastecimento
Os Mercados Paulistano (Central), Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel não abrirão. Os Mercados Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa funcionarão até as 13h. Os Mercados Kinjo Yamato e Pirituba, até as 14h.
Todos os sacolões funcionarão, com exceção do de São Miguel. As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Assistência social
Os serviços de emergência, acolhida e albergue são oferecidos 24 horas, ininterruptamente. São eles: abrigos, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente, e Centros de Acolhida (antigos albergues).
Permanecerão fechados: Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo e Centros para Criança e Adolescente.

Cemitérios públicos
Excepcionalmente em Finados, todos cemitérios municipais estarão abertos das 7h às 19 h. Nos outros dias, voltam ao horário normal, das 7h às 18 h.

Cultura
Todos os teatros funcionarão. No Municipal haverá apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal às 11h (a bilheteria abrirá das 9h às 11h e reabrirá às 13h30). O Centro Cultural São Paulo, o Centro Cultural da Juventude e a Galeria Olido abrirão. Todas as bibliotecas permanecerão fechadas, assim como as Casas da Cultura, as Casas Históricas e o Monumento da Independência.

Educação
As escolas e creches municipais não abrirão. Em todos os CEUs haverá atividades esportivas, de recreação e lazer nos horários habituais.

Esportes
Todos os clubes da Cidade abrirão para atividades de esporte e lazer nos horários habituais.

Saúde
Os hospitais e prontos-socorros municipais funcionarão em regime de plantão. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrirão. As unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) atendem de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados. As AMAs Sé, Sacomã, Pirituba, Proença, do Hospital Alexandre Zaio, AMA Saboya, do Hospital Tatuapé, do Hospital Campo Limpo, do Hospital Waldomiro de Paula, do Hospital Ermelino Matarazzo e AMA Parelheiros atendem 24 horas todos os dias.

Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionarão.

Trabalho
Os Centros de Apoio ao Trabalho não abrirão.

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou uma operação especial para monitorar o trânsito e a travessia de pedestres nas imediações dos principais cemitérios de São Paulo. A Engenharia de Campo da CET estará em operação para orientação de particularidades referentes à cada localidade, para proporcionar fluidez do tráfego, atuando na alterações de sentido de circulação de vias, montagem de bloqueio e outras medidas que possam facilitar o acesso da população aos cemitérios das diversas regiões da cidade.
Informações sobre o trânsito poderão ser obtidas no site: www.cetsp.com.br e sobre chuvas e alagamentos, por meio do site do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências - http://www.cgesp.com.br .

Transporte
O transporte coletivo circulará com 60% da frota usada nos dias úteis. Trezentas e quarenta e cinco linhas contarão com placas no pára-brisa indicando o nome dos cemitérios que atendem e 18 delas terão seus itinerários alterados.

Verde e Meio Ambiente
Todos os parques municipais abrirão.

Rio de Janeiro

Verifique também os serviços da Prefeitura do Rio que funcionarão normalmente neste feriadão.

Atendimento médico: A Secretaria Municipal de Saúde manterá em funcionamento as 22 unidades de emergência e postos de saúde 24 horas por dia.

Transportes: O Centro de Controle de Tráfego por Área (CTA) e a Coordenadoria de Vias Especiais (CVE) manterão em funcionamento os serviços de informação sobre as condições do trânsito na cidade.

Limpeza urbana: A Comlurb trabalhará normalmente na coleta de lixo domiciliar e na limpeza em áreas públicas de circulação de pedestres, como praças, parques, praias e ruas onde houver feiras livres.

Guarda Municipal: Contará com um efetivo diário de 1.700 agentes nas diversas ações rotineiras, como patrulhamento e fiscalização da ordem urbana.

Lazer: As vilas olímpicas e parques municipais funcionam normalmente neste sábado e domingo.

Atendimento ao cidadão: Os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda instalados no Barra Shopping, Rio Sul, Norte Shopping e Madureira Shopping funcionarão neste sábado das 10h às 16h. A sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na Cidade Nova, e os seus postos de atendimento localizados em dez bairros ficarão fechados e só reabrirão na segunda-feira, dia 3, das 9h às 16h.

Iluminação: A Rioluz trabalha com equipes de plantão para atender às solicitações de emergências na iluminação pública da cidade. Para solicitar o serviço, a população deve ligar para o Disque-Luz, no telefone 2535-5151

Abastecimento: As feiras livres funcionarão normalmente neste feriadão, de acordo com a programação semanal definida pela Divisão de Feiras da Coordenadoria de Controle Urbano.

Emergência: A Defesa Civil Municipal manterá equipes com profissionais de plantão 24h. Para atendimento em casos de emergências ou solicitações, o órgão mantém a disposição o telefone 199.

    Leia tudo sobre: feriadoferiado de finados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG