Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Saiba evitar a Síndrome Ocular do Executivo

Saiba evitar a Síndrome Ocular do Executivo Por Por Renato Neves São Paulo, 03 (AE) - Os olhos são órgãos sensíveis e vulneráveis, já que estão expostos às agressões do meio ambiente e até mesmo do ambiente de trabalho. Fatores como iluminação precária, uso excessivo do computador e a falta de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado aumentam a predisposição à Síndrome Ocular do Executivo (SOE).

Agência Estado |

O uso contínuo de ar-condicionado durante o dia no trabalho pode levar ao ressecamento dos olhos. A situação pode ficar ainda mais perigosa por conta da falta de conservação e limpeza dos aparelhos, facilitando a ocorrência de infecções e alergias oculares, além de graves problemas respiratórios.

Os usuários de computador devem ter atenção redobrada. É importante criar o hábito de fazer intervalos durante o expediente para relaxar a vista. Ficar com os olhos fechados por 15 minutos contribui para melhorar a visão e, inclusive, para melhorar a disposição. Por meio minuto, também é importante piscar seguidamente para lubrificar o globo ocular, protegendo os olhos de agressores naturais, como a poluição. Pesquisas confirmam que ‘dar um tempo’ à vista durante o dia também aumenta o rendimento profissional.

Além dos sintomas desagradáveis, a Síndrome Ocular do Executivo também leva à presbiopia (vista cansada) e ao blefaroclonus - conhecido tremor involuntário nas pálpebras. Os principais sintomas da Síndrome Ocular do Executivo são dores de cabeça constantes, ardência, irritação e sensação de areia nos olhos.

Outros fatores que acentuam o mal-estar são alto nível de estresse, poeira, poluição e tensão nervosa. Assim que identifica os primeiros incômodos, o paciente deve buscar ajuda médica especializada imediatamente, a fim de evitar o agravamento do quadro.

A Síndrome Ocular do Executivo costuma ser facilmente controlada quando diagnosticada logo no início. Cuidados simples, como providenciar boa iluminação na área de trabalho, manutenção periódica do ar-condicionado e prestar atenção na disposição correta dos monitores ajudam a prevenir a doença. Cultivar hábitos como relaxar os olhos freqüentemente e utilizar umidificadores de ar para neutralizar o ambiente também são atitudes importantes para manter a saúde ocular.


(*) Renato Neves é médico oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos Eye Care (www.eyecare.com.br)

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG