Saiba como é a transmissão e os sintomas da meningite

A principal forma de transmissão da meningite é através do contato direto com gotas microscópicas de saliva de um doente ou de um portador assintomático (geralmente um adulto, que não desenvolve a doença).

iG São Paulo |

Diagnóstico

Diante da suspeita de um caso de meningite, deve ser colhida uma amostra do líquido espinhal, através de uma punção lombar. A análise do líquido permite verificar a existência ou não de meningite, assim como o tipo da meningite. O procedimento consiste na introdução de uma fina agulha na região lombar, é seguro e dura poucos minutos, afirma o neurologista Sérgio Moura Santos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor e rigidez na nuca, podendo haver vômitos, convulsões, sonolência e paralisias nos casos mais graves. Em crianças pequenas podemos notar irritabilidade, choro constante e abaulamento da fontanela (moleira). Tanto nas meningites virais quanto nas bacterianas os sintomas são semelhantes, sendo que nas bacterianas o quadro é mais acentuado, podendo levar a morte. É pouco comum encontrarmos sintomas graves nas meningites virais, alerta Santos.

Tratamento

O tratamento das meningites bacterianas é feito com uso de antibióticos e internação do paciente. As meningites virais não possuem tratamento específico. É feito o tratamento dos sintomas (medicamentos para febre, dor e vômitos) e repouso, explica o neurologista.

Vacinação

Já fazem parte do calendário vacinal básico recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria as vacinas contra Neisseria meningitidis sorogrupo C (Meningococo), Streptococo pneumoniae (pneumococo) e contra a bactéria Haemophilus influenzae do tipo B (hemófilo), que são as principais causas de meningite aguda. Os familiares e pessoas em contato com pacientes com meningite causada por bactérias do tipo Neisseria meningitidis e Hemophilus influenzae devem receber um ou dois dias de antibiótico por via oral como profilaxia, alerta o médico.


    Leia tudo sobre: meningite

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG