Safra de soja do Brasil 08/09 cairá 2% ante 07/08

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil 2008/09 foi estimada em 58,82 milhões de toneladas, queda de 2 por cento em relação à temporada anterior, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira. Em novembro, a Conab havia apontado a safra de soja em um intervalo entre 58,39 milhões e 59,32 milhões de toneladas.

Reuters |

Com o anúncio desta segunda-feira, a Conab confirma em seu terceiro levantamento da temporada que a produção da oleaginosa do país, o segundo produtor mundial da commodity, ficará abaixo da registrada em 07/08, quando o Brasil colheu um recorde de 60 milhões de toneladas.

A queda na produção ocorre principalmente no Centro-Oeste do Brasil, principal região agrícola do país. O Mato Grosso deverá colher 16,7 milhões de toneladas, contra 17,8 milhões em 07/08.

O Paraná, apesar da crise, deve aumentar ligeiramente a sua produção de soja, para 12 milhões de toneladas, contra 11,89 milhões na temporada passada.

"O clima e a crise financeira não devem atingir a expansão das lavouras no Sul do Brasil. Pelo menos, é o que aponta o terceiro levantamento da safra de grãos 2008/09", afirmou a Conab em um relatório.

O Rio Grande do Sul, terceiro produtor de soja atrás do Mato Grosso e Paraná, deve colher 8,13 milhões de toneladas, contra 7,77 milhões em 07/08.

"Diferentemente do Sul, nas demais regiões a pesquisa registra queda na produção (de grãos, de forma geral). No Sudeste, a colheita cairá 3,1 por cento e no Centro-Oeste 7,1 por cento."

No Norte/Nordeste, apenas os agricultores do sul do Maranhão, sul do Piauí e sudoeste da Bahia iniciaram o plantio. Nas demais localidades do Norte/Nordeste, os produtores estão esperando as chuvas para começar a semear, o que deverá ocorrer a partir de janeiro.

MILHO E TRIGO

A produção de milho do Brasil foi apontada em 54,44 milhões de toneladas, contra um intervalo de 54,31 milhões a 55,21 milhões de toneladas na previsão do mês passado.

Diante do aumento dos custos de produção, os agricultores estão reduzindo o plantio de milho no país. Na temporada passada, o Brasil colheu 58,6 milhões de toneladas, somando-se as safras de verão e inverno.

"As plantações de milho primeira safra devem diminuir em todo o país. É esperada uma colheita de 37,02 milhões de toneladas, ou 2,9 milhões a menos que a safra passada. No Paraná, a redução pode chegar a 10,7 por cento e, no Mato Grosso, a 28,7 por cento."

A Conab ainda elevou ligeiramente a sua estimativa de safra de trigo para 5,86 milhões de toneladas, contra uma projeção anterior de 5,72 milhões de toneladas.

Com um aumento de 31,6 por cento na área plantada, quando os preços estavam bons, a produção de trigo cresceu consideravelmente em relação a 2007. Na temporada anterior, o Brasil produziu 3,8 milhões de toneladas.

A safra total de grãos do Brasil foi estimada em 140,3 milhões de toneladas, a segunda maior da história, atrás apenas da registrada na temporada passada, de 143,9 milhões de toneladas.

(Reportagem de Roberto Samora)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG