Sobe para 26 número de cidades em situação de emergência no RS

Levantamento mostra que 123 mil pessoas foram afetadas desde o dia 20 deste mês. Há 13.770 desalojados e 5.400 desabrigados

Agência Brasil |

O número de municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas no Rio Grande do Sul subiu de 20 para 26, informou o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Oscar Moiano. Levantamento do órgão mostra que 123 mil pessoas foram afetadas pela chuva desde o dia 20 de julho. Os dados disponíveis indicam que há 13.770 desalojados e 5.400 desabrigados, mas, segundo o coordenador, é provável que esse número seja bem menor porque muitas pessoas estão retornando para casa.

A chuva persiste nesta quinta-feira na Região Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Chove forte, com trovoadas, desde a madrugada, no sul e leste do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina. Nas próximas horas, devem ocorrer pancadas também no oeste do Paraná”, informou o meteorologista Fávio Varone, do Inmet em Porto Alegre.

Segundo ele, rajadas de vento de mais de 80 quilômetros por hora (km/h) atingem as regiões onde chove no Rio Grande do Sul. As estações do Inmet registraram ventos de 83 km/h em Soledade e de 65 km/h em Santiago. Podem ocorrer também queda de granizo nestas áreas. “No Vale do Taquari, região bem afetada pela chuva nos últimos dias por ser uma área para onde correm os rios, choveu só hoje, no município de Rio Pardo, um total de 27 milímetros, o que equivale a 20% da média do mês” disse o meteorologista.

No Paraná, um forte nevoeiro reduziu muito a visibilidade pela manhã na região metropolitana de Curitiba, no Vale do Ribeira, em parte dos Campos Gerais e no sul do estado. O calor predomina durante o dia, facilitando a diminuição gradativa da umidade do ar, que atinge índices baixos no norte, devendo chegar a 30% à tarde, segundo Sheila Paz, do instituto de meteorologia do Paraná (Simepar).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG