Rio Grande do Sul registra os primeiros dois casos de gripe H1N1

Gestante e recém-nascido não foram imunizados na campanha de vacinação deste ano

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

O Rio Grande do Sul registrou os dois primeiros casos da gripe Influenza A H1N1 em 2011. A confirmação foi feita na tarde desta sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. No ano passado, o Estado não havia registrado casos confirmados da doença. 

De acordo com a Secretaria da Saúde, foram notificados 86 casos suspeitos da gripe A, sendo dois confirmados pelo Laboratório Central do Estado. Os dois casos integram o grupo de risco e não se vacinaram: uma gestante de 21 anos, moradora de São Gabriel, cidade a 320 quilômetros de Porto Alegre, e uma criança de um ano, residente em Camaquã e internada na capital. 

Em 2010, o Rio Grande do Sul não registrou casos da doença. No ano anterior, durante a chamada primeira onda da gripe A H1N1, foram confirmados 3.544 casos e 297 óbitos. 

O Estado prorrogou duas vezes a campanha de vacinação contra a gripe neste ano . Até o dia 27 de maio, cerca de 1,44 milhão de gaúchos tinham sido imunizados, o que representava 75% da meta. A Secretaria da Saúde orienta a população a manter as medidas de prevenção e pede aos integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de seis meses a dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde – a buscarem a vacina nos postos municipais de saúde. 

“Temos 600 mil doses de vacina distribuídas em todos os municípios”, afirmou o secretário Ciro Simoni em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta em Porto Alegre. 

    Leia tudo sobre: gripevacinaçãogripe Agripe H1N1

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG