Ricardo José Neis vai responder por 17 tentativas de homicídio

Homem que atropelou ciclistas em Porto Alegre está preso desde o dia 11 de março e não tem data para ser julgado

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

nullO servidor do Banco Central, Ricardo José Neis, preso preventivamente por atropelar ciclistas do grupo Massa Crítica em Porto Alegre, foi denunciado por 17 tentativas de homicídio triplamente qualificadas. O Ministério Público do Rio Grande do Sul apresentou a denúncia nesta segunda à Justiça estadual.

Ricardo Neis está no Presídio Central desde 11 de março, para onde foi transferido depois da internação em um hospital psiquiátrico. Ele é o autor do atropelamento de ciclistas que participavam da manifestação do grupo Massa Crítica no dia 25 de fevereiro. Após ter fugido sem prestar socorro às vítimas, que tiveram diversos tipos de ferimentos, Neis se apresentou à polícia alegando ter tentado proteger o filho de 15 anos, que estava no carro, após discussão com os ciclistas. O julgamento dele ainda não tem data marcada.

A Polícia Civil havia indiciado o motorista por tentativa de homicídio duplamente qualificada – por motivo fútil e sem chances de defesa às vítimas. A promotora de Justiça, Lúcia Helena Callegari, acrescentou o que o atropelamento resultou em perigo comum, uma vez que o crime foi praticado em via pública.

Na próxima sexta, o grupo Massa Crítica realizará a tradicional manifestação que ocorre a cada final de mês. Eles esperam reunir mais de mil ciclistas na data que marca o primeiro mês do atropelamento.

Segundo caso

Em um segundo caso, o titular da delegacia de polícia de trânsito, Gilberto Montenegro, anunciou nesta segunda a conclusão do inquérito sobre o atropelamento de dois ciclistas ocorrido na zona norte de Porto Alegre no dia 13 de março.

Ao contrário do atropelamento dos integrantes do Massa Crítica, este caso teria sido premeditado e haveria richa entre os envolvidos. Tando o condutor do veículo, como os dois ciclistas atropelados, estariam em liberdade condicional.

    Leia tudo sobre: Porto AlegreciclistasRicardo José Neis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG