Mais de 620 mil já foram afetados pela estiagem no RS

Segundo a Defesa Civil, subiu para 142 o número de cidades em situação de emergência. Estado de Santa Catarina também sofre com a seca

iG São Paulo |

AE
Seca que se espalhou pelo Estado gaúcho. Na foto, solo afetado pela estiagem em Joia (RS)
Mais de 620 mil pessoas foram afetadas pela estiagem que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim do ano passado, segundo dados da Defesa Civil estadual. Por conta da seca, 142 municípios já decretaram situação de emergência. Ao todo, 627.172 pessoas foram afetadas.

Em janeiro de 2011: Rio Grande do Sul vive clima de extremos e pede ajuda da União

Belo Horizonte: Chove em seis dias o esperado para quase o mês inteiro

A estiagem já provocou um prejuízo nas lavouras de milho, soja e feijão de cerca de R$ 2 bilhões, segundo estimativa do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan. O número não inclui os prejuízos no leite e hortifrutigranjeiros.

O Estado de Santa Catarina também é afetado pela estiagem, onde 63 municípios já decretaram situação de emergência e o governo estima que 407 mil pessoas tenham sido afetadas. Neste final de semana, a Defesa Civil catarinense lançou um alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas, risco de temporais e queda de granizo no estado.

Entretanto, a chuva deverá ser localizada em alguns municípios e segundo o órgão não altera o padrão de estiagem e não resolve os problemas de abastecimento de água e danos à produção agrícola.

*com AE

    Leia tudo sobre: estiagemsecario grande do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG