Estiagem deixa em emergência 107 cidades do Rio Grande do Sul

Além dos 452 mil prejudicados pela seca no Rio Grande do Sul, 407 mil em Santa Catarina e 76 mil do Paraná foram afetados

iG São Paulo |

Chegou a 107 o número de municípios gaúchos que decretaram estado de emergência em decorrência da estiagem que atinge toda a região Sul. O último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado informa que mais de 452 mil pessoas foram afetadas até o momento em função da seca.

Em janeiro de 2011: Rio Grande do Sul vive clima de extremos e pede ajuda da União

No Rio: Defesa Civil quer que famílias deixem casas em Itaperuna

Belo Horizonte: Chove em seis dias o esperado para quase o mês inteiro

AE
Seca que se espalhou pelo Estado gaúcho. Na foto, solo afetado pela estiagem na cidade de Joia (RS), em dezembro
No Paraná, nenhuma cidade decretou situação de emergência, mas a Defesa Civil do estado contabiliza nove municípios com problemas pela falta de chuvas: Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Rio Bonito do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste. Estima-se que 76 mil moradores desses locais tenham sido afetados pela estiagem.

Em Santa Catarina, 63 municípios já decretaram situação de emergência e o governo estima que 407 mil pessoas tenham sido afetadas pelo problema. Neste final de semana, a Defesa Civil catarinense lançou um alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas, risco de temporais e queda de granizo no estado. Entretanto, a chuva deverá ser localizada em alguns municípios e segundo o órgão não altera o padrão de estiagem e não resolve os problemas de abastecimento de água e danos à produção agrícola.

No total, os prejuízos causados pela seca na região chegam a R$ 2,8 bilhões. Os dados são da Defesa Civil dos três estados e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Só a produção de soja no Rio Grande do Sul deve sofrer 25% de perdas. No Paraná, a redução da colheira de soja chagará a 10% em relação à safra de 2011.

AE
Solo afetado pela estiagem na cidade de Estância Velha, Rio Grande do Sul, no fim de 2010

 * Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: secaestiagemrio grande do sulparanásanta catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG