Ciclistas preparam ações indenizatórias contra motorista

Preso, Ricardo Neis responde na Justiça por 17 atropelamentos

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

Além de responder por 17 tentativas de homicídio, o responsável pelo atropelamento pode ter que indenizar os ciclistas. Eles devem pedir reparos por causa de lesões e danos em bicicletas.

Segundo o advogado Pablo Weiss, ciclista que também participa do Massa Crítica, dezenas de pessoas podem entrar com pedidos de indenização contra Ricardo José Neis, seja por lesões corporais e danos materiais. Diversas reuniões foram realizadas desde o atropelamento para discutir as ações judiciais.

Quanto ao processo criminal, a avaliação é positiva. “Não há o que reclamar. Tudo ocorreu de forma exemplar, tanto por parte da autoridade policial como do Ministério Público”, diz Weiss.

Na quarta-feira, a juíza Rosane Michels, da 1ª Vara do Júri da Capital, aceitou a denúncia contra o atropelador. Ele vai responder por tentativa de homicídio contra 17 ciclistas, conforme a denúncia do Ministério Público. Neis também teve suspensa sua carteira nacional de habilitação.

Recolhido a uma galeria especial do Presídio Central de Porto Alegre, Ricardo Neis aguarda a decisão da Justiça sobre o pedido de hábeas corpus impetrado por seus advogados de defesa. O desembargador Odone Sanguiné negou o pedido em caráter liminar, mas ainda falta julgar o mérito.

Segundo o advogado Jair Jonco, Neis está mais calmo atualmente, depois de passar um período internado em um hospital psquiátrico. “Ele está mais tranquilo, entre aspas. Está ansioso pela liberdade, mas sabe que o fato foi grave. Teremos que trabalhar bastante para tentar contornar ou amenizar essa situação”, admite o advogado.

O Banco Central, do qual Neis é servidor, mantém a posição de não adotar providências administrativas ou disciplinares sobre fatos ocorridos fora da instituição. A justificativa é que o processo judicial ainda não transitou em julgado.

    Leia tudo sobre: Porto AlegreciclistasRicardo José Neis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG