Chuvas alagam Porto Alegre e deixam 2 mil casas sem energia

Temporal atingiu região metropolitana, onde várias cidades decretaram situação de emergência

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

A chuva forte desta quinta voltou a causar transtornos em Porto Alegre e na região metropolitana. Municípios do Vale do Rio dos Sinos, que já haviam sido afetados no final de semana, voltaram a registrar problemas.

Na manhã desta quinta, voltou a chover forte em Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo, além de cidades do litoral norte do Estado, que ficaram com as ruas alagadas. Várias cidades decretaram situação de emergência.

Em Porto Alegre, cerca de duas mil residências ficaram sem energia elétrica por aproximadamente duas horas pela manhã. A chuva também deixou diversos semáforos fora de operação e o trânsito apresentou um índice de acidentes acima do normal. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), só pela manhã foram 29 acidentes com danos materiais, quatro com ferimentos leves e um atropelamento. Entre 12h e 15h, foram outras seis colisões e um acidente com um motociclista ferido.

A região do vale do rio dos Sinos, que já tinha sido afetada no final de semana, voltou a enfrentar problemas devido às fortes chuvas nesta quinta-feira. Em Novo Hamburgo, um córrego transbordou e alagou cerca de 50 residências no bairro Santo Afonso.

Em São Leopoldo, o bairro Santo André voltou a enfrentar chuva forte, prejudicando o trabalho da Defesa Civil municipal. Foi neste bairro que um jovem de 19 anos morreu no final de semana ao tentar socorrer uma idosa que se afogava. Um centro de saúde na cidade interrompeu o atendimento durante a manhã por causa da invasão da água.

Desde janeiro, já são 35 municípios gaúchos afetados ou pela estiagem ou pelas enxurradas. Nesta sexta, deputados federais gaúchos estiveram no Ministério da Integração Nacional para tentar garantir repasses aos municípios atingidos.

    Leia tudo sobre: Rio Grande do SulPorto Alegrechuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG