"Beijaço gay" em Porto Alegre pede punição à homofobia

Estudantes protestaram contra preconceito com beijos no centro da capital gaúcha

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

Mãe de Lisiane, que namora Sabrina, Mari Del Storniolo segurava um pequeno cartaz na Esquina Democrática, coração de Porto Alegre: “Mães! Abaixo a homofobia!” Como de costume, ela mais uma vez apoiou a filha: acompanhou a garota no “beijaço gay” promovido por estudantes ao meio-dia desta quarta, defendendo a criminalização do preconceito contra homossexuais no Brasil.

“Sou mãe incondicional dela. Sei que ela é lésbica desde o dia em que ela também soube. Eu estou sempre com ela. O meu medo é a homofobia”, disse Mari.

Daniel Cassol/iG
Mães de homossexuais dão apoio às filhas durante protesto em Porto Alegre
Namoradas há um ano, a estudante de Ciências Sociais Lisiane Storniolo, 25 anos, e a médica Sabrina Fernandes, 42, participaram do protesto realizado no centro de Porto Alegre. “Diretamente, nunca sofri violência, mas sempre sentimos o preconceito nas ruas. Precisamos lutar contra ele”, afirma Lisiane.

A manifestação, que aconteceu em outras cidades brasileiras, foi organizada pela Assembleia Nacional de Estudantes Livres (Anel), entidade criada há dois anos em oposição à União Nacional dos Estudantes (UNE). Sob a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento gay, vários casais de mulheres e apenas um casal de homens se beijaram ao comando do megafone.

O “beijaço gay” pediu a aprovação, pelo Congresso Nacional, de um projeto de lei que trata a homofobia como crime, tal como acontece com o racismo. “A liberdade de expressão sexual é um direito das pessoas. O STF aprovou a união entre os homossexuais, mas eles ainda não podem andar na ruas por estarem sujeitos a agressões”, afirmou o coordenador do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Matheus Gomes.

Daniel Cassol/iG
Meninas participam de "beijaço" em Porto Alegre


    Leia tudo sobre: beijaçogaysporto alegre

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG