Água começa a baixar nas cidades atingidas por temporal no Rio Grande do Sul

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Cerca de 1.075 pessoas estão desabrigadas e desalojadas. Esteio tem o maior número de pessoas fora de casa

Agência Brasil

A água começou a baixar nas áreas inundadas das cidades da região metropolitana de Porto Alegre atingidas pelo temporal de quarta-feira (23). A informação é do chefe de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel, Ederson Franco. Segundo ele, isso está possibilitando que os desalojados retornem para suas casas.

Conheça a nova home do Último Segundo

De acordo com a Defesa Civil, 1.075 pessoas estão desabrigadas e desalojadas. “Esperamos que atá amanhã (26) este número diminua", disse Franco. Esteio é a cidade como o maior número de pessoas fora de casa: 200 estão desabrigadas, acolhidas em abrigos da prefeitura; e 800 desalojadas, em casas de parentes e amigos.

O município foi o mais atingido pelo temporal, ruas ficaram alagadas, ocorreram queda de árvores, desabamento de casas e deslizamento de terra. Soldados do Exército e moradores fazem um mutirão para recolher os pertences das famílias que perderam as moradias.

Mais: Mais de 10 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Há desabrigados ainda em Triunfo (35) e em Cachoeirinha (40). A Defesa Civil está recebendo doações de alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, material de higiene e limpeza. De acordo com o tenente-coronel, Ederson Franco, a previsão é de, neste fim de semana, as chuvas se concentrarem no norte do estado.

"Para esses lugares, nós recomendamos que as autoridades e a população verifiquem locais como açudes e riachos e, caso haja acúmulo de lixo, façam a limpeza, para evitar a subida rápida das águas e os alagamentos. Também aconselhamos às pessoas que têm casas com telhas [longas onduladas] que coloquem lonas de plástico como proteção para chuvas de granizo", disse.

Leia tudo sobre: temporalrio grande do sul

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas