Veja o que abre e fecha em Porto Alegre no feriado

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Confira como será o funcionamento dos principais serviços públicos de assistência e lazer da capital gaúcha no feriado do Dia do Trabalho

Confira como será o funcionamento dos diversos órgãos e equipamentos da administração municipal durante o feriado de 1º de maio. A capital terá Passe Livre na frota de ônibus. Veja o que irá ou não funcionar:

Futura Press
Porto Alegre tem horário diferenciado neste feriado

FALA PORTO ALEGRE 156 - O sistema Fala Porto Alegre, que unificou o atendimento telefônico de demandas da população pelo número 156, está disponível todos os dias da semana para todos os serviços. As solicitações de serviços de trânsito, poda de árvores, água, esgoto sanitário, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, informações turísticas, tributos municipais, entre outras, poderão ser encaminhadas via 156. O número atende diariamente, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 7h às 23h. Para serviços de trânsito, água, esgoto sanitário e denúncia de vandalismo, o atendimento é 24 horas.

LIMPEZA URBANA - O DMLU trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. Todas as seções operacionais trabalharão das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O DMLU atende pelo telefone 3289-6999.

ÁGUA E ESGOTOS - O DMAE atende 24 horas no Fala Porto Alegre - Fone 156, esclarece alguns assuntos da área comercial, recebe denúncias de ligações clandestinas e reclamações relativas a água e esgoto cloacal. Os postos de atendimento comercial do departamento no Centro, Azenha, Moinhos de Vento, zona leste e zona norte fecham nos finais de semana e feriados. Nesta quarta-feira não haverá atendimento nos postos, retornando o atendimento normal na quinta-feira (2), sempre com funcionamento das 8h30 às 16h30.

ESGOTOS PLUVIAIS - O plantão no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona das 8h30 às 17h. Em caso de chuva, o horário poderá se estender. Urgências podem ser encaminhadas para o telefone geral 3289-2200.

TRÂNSITO - Feriado com passe livre. Frota de ônibus da Capital circula com tabela horária de feriado. A EPTC atende pelo fone 156, 24 horas, para informações sobre trânsito e transporte.

LINHA TURISMO - Funcionará no feriado do Dia do Trabalho. O Roteiro Centro Histórico tem oito saídas diárias, às 9h, 10h, 11h e 12h pela manhã, e às 13h, 14h, 15h e 16h à tarde, e possibilidades de embarques e desembarques ilimitados no período de 1 dia. O Roteiro Zona Sul opera em sistema circular, sem paradas, com duas saídas, às 10h30min e 15h no feriado. Os ingressos podem ser adquiridos diariamente, das 8h30 às 18h no Terminal da Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa).

CENTROS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS (CIT) - CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho funcionará das 8h às 22h, CIT Linha Turismo funcionará das 8h às 18h, CIT Mercado do Bom Fim funcionará das 8h30 às 18h. O CIT Usina do Gasômetro permanece fechado temporariamente para reparos. O CIT Centro Histórico estará fechado assim como o restante do Mercado Público. O CIT disponibiliza também o número 0800-517686 ou 156 com atendimento das 8h às 22h.

SAÚDE - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios, que pode ser acionado pelo telefone 192.

Unidades de Pronto Atendimento 24 horas:
• UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil);
• PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza);
• PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus);
• PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro);
• PA Restinga (rua Álvaro Diffini, 520, Restinga);
• PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº).

Hospitais:
• Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim) - funcionamento e atendimento plenos;
• Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661).

ASSISTÊNCIA SOCIAL

• Albergue Municipal (rua Comendador Azevedo, 215, Floresta): 19h às 7h;

• Abrigo Municipal Marlene (avenida Getúlio Vargas, 40, Menino Deus): funciona 24h;

• Abrigo Municipal Bom Jesus (rua São Domingos, 410, Bom Jesus): funciona 24h.

• Já o Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h.

CONSELHO TUTELAR - Atenderá em regime de Plantão Centralizado, a partir das 8h de quarta-feira (1), até as 8h de quinta-feira (2), na rua Giordano Bruno, 335 - bairro Rio Branco.

GABINETE DE DEFESA CIVIL - A Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre faz plantão 24 horas no telefone 3268-9026. Atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

OBRAS - A Divisão de Iluminação Pública (DIP) mantém equipe de plantão para atender emergências relacionadas aos equipamentos pelo telefone 3289-8582.

MEIO AMBIENTE - A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atende das 8h30 às 18h pelo telefone 156.

DISQUE PICHAÇÃO - Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, fone 153, e pela Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, fone 156.

PGM - A Procuradoria-Geral do Município informa que o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF), localizado no Foro Central de Porto Alegre, estará fechado no feriado do dia 1º. Na quinta-feira, dia 02, o atendimento volta ao expediente normal das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

GUARDA MUNICIPAL - O Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atende escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais do Centro Histórico, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 340 prédios municipais pelo fone 3289-7031 ou pelo 0800-6460153 - serviço 24 horas.

FAZENDA - A Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda não abrirá e voltará ao normal na quinta-feira (2), das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

• Feiras Modelo, Feira Ecológica do Menino Deus e Mercadão do Produtor funcionam normalmente;

• Atendimento da Smic (Licenciamento, Linha da Pequena Empresa, Microcrédito) fica fechado. • Fiscalização acontece normalmente - Denúncias podem ser encaminhadas pelo 156.

Leia mais:

Veja o que funciona no feriado do Dia do Trabalho
Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro no feriado
Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado
Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte no feriado


Leia tudo sobre: porto alegrerio grande do sulferiadodia do trabalho

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas