RS já tem 168 municípios em situação de emergência

Um levantamento da Defesas Civil indica que 168 municípios do Rio Grande do Sul já decretaram situação de emergência desde o início de novembro por motivos como vendavais, tornados, enxurradas e alagamentos. Mesmo que as chuvas torrenciais tenham parado há uma semana, o número continua subindo porque muitas prefeituras esperam a verificação dos prejuízos para emitir seus decretos.

Agência Estado |

Hoje, entraram na lista as prefeituras de Porto Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Tapes, Novo Cabrais e Formigueiro. A prefeitura do Rio Grande, na zona sul do Estado, também decidiu que vai decretar situação de emergência depois de verificar que as áreas mais baixas e as ilhas do território municipal estão cobertas de água.

Em todas as demais regiões do Estado, os rios estão baixando. Mesmo assim, o boletim mais recente da Defesa Civil, emitido na tarde de hoje, indica que 7,8 mil pessoas permanecem desalojadas, morando temporariamente em casas de amigos e parentes, e outros 4,5 mil seguem desabrigadas, em ginásios de esportes, salões comunitários e escolas disponibilizados pelas prefeituras. Os temporais de novembro também deixaram um saldo de oito mortos. Os óbitos ocorreram nos dias 19 e 20.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG