Roraima tem 12 casos de dengue tipo 4

Secretaria Estadual de Saúde confirmou que não tem como evitar a proliferação da doença

AE |

selo

Roraima fechou o ano de 2010 com 12 casos confirmados de dengue tipo 4 - dos quais 11 foram na capital, Boa Vista. Outras 110 amostras estão sendo analisadas no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA). O vírus tipo 4 não era registrado no País havia 28 anos. Também há notificação de casos no Amazonas.

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima confirmou que não tem como evitar a proliferação da dengue tipo 4 para o restante do País. Segundo a coordenadora-geral de vigilância em saúde do Estado, Roberta Calandrini, era impossível a doença não se disseminar. "Intensificamos o controle com eliminação de criadores e tratamento no foco da doença, mas Boa Vista é passagem de outros países. Da Venezuela tem voo saindo direto. O que o Ministério da Saúde propôs foi tentar retardar com isolamento viral", disse.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3. Complicações podem levar ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.

Paralisação

Em Campo Grande (MS), a greve dos agentes de saúde completa hoje uma semana e não há ainda possibilidade de acordo entre os trabalhadores do setor e o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB). A cidade está sem controle da dengue, que continua crescendo, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

No litoral de São Paulo, a doença também avança. No Guarujá foram confirmados 9.511 casos no ano passado, com o registro de 27 mortes, número que levou a cidade a ser recordista da doença na Baixada Santista. Tal quadro obrigou o município a adotar atendimento em tendas improvisadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: denguedoença roraima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG