Ronaldo Fraga leva sua Disneylândia latina à Colômbia

Medellín (Colômbia), 27 jul (EFE).- O estilista mineiro Ronaldo Fraga levou sua Disneylândia latina nesta segunda-feira à Medellín, na Colômbia, onde abriu a 20ª edição da Colombiamoda, um dos eventos de moda mais importantes da América Latina.

EFE |

"A alegria, a cor e tudo de lindo que temos como latinos é, para mim, a verdadeira Disneylândia", explicou Fraga logo antes de suas criações irromperem na passarela montada no Jardim Botânico de Medellín, por onde passaram mais de 20 modelos calçados com sapatos prateados e penteados similares às orelhas do personagem Mickey.

"Esta coleção procura representar com personagens da Disney a tirania da colonização de uma pobreza cultural que realmente temos na América Latina", disse o estilista. "Nós não temos um Mickey sobre isto". acrescentou.

Fraga combinou elementos próprios das diferentes culturas latino-americanas em seus vestidos inspirados nas roupas mexicanas do Dia de Finados e nas saias com bordados florais feitos à mão que misturam os trajes regionais centro-americanos.

A trilha sonora, com referências à globalização e cantada em português, contribuiu para formar a imagem de uma América Latina "que pela primeira vez pensa em bloco", como Fraga a concebe.

O encerramento do desfile reforça a ideia de irmandade latino-americana, com os modelos envolvidos em bandeiras de diferentes países impressas com personagens dos estúdios Disney.

A paleta do mineiro abrigou as mais variadas cores misturadas, por exemplo, à figura do Pato Donald. As roupas contemplaram principalmente formas folgadas e franzidas na cintura em saias curtas e em calças de meia perna confeccionadas em seda, linho e algodão.

Fraga explicou que a roupa transmite aspectos políticos de cada país, mas que não detecta nesta coleção a carga política que apresentou em outras, como na coleção sobre a China ou na inspirada pelo rio São Francisco, e que quer "divertir". EFE agp/bba

    Leia tudo sobre: moda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG