Roman Polanski chega a chalé na Suíça para cumprir prisão domiciliar

ZURIQUE ¿ O cineasta franco-polonês Roman Polanski, preso na Suíça há mais de dois meses, foi liberado e levado nesta sexta-feira (04) ao chalé que possui na estação de esqui de Gstaad para cumprir prisão domiciliar.

iG São Paulo |

AFP
Polícia e jornalistas se aglomeram em frente ao chalé de Polanski nos alpes suíços

Polanski, 76 anos, chegou no início da tarde no horário local, aparentemente em um dos dois carros que entraram na garagem da casa, segundo os jornalistas que estão de plantão no chalé. A polícia confirmou que o cineasta estava em um dos veículos. A atriz francesa Emmanuelle Seigner aguardava ansiosamente a chegada do marido ao lado dos filhos, Elvis, 9, e Morgane, 16.

AP

A atriz francesa Emmanuelle Seigner,
mulher de Polanski, espia pela janela

O diretor havia sido transferido ontem, por razões de segurança, da penintenciária de Winthertur, onde estava detido, para outro centro de detenção não-identificado. Foi paga uma fiança de três milhões de euros (US$ 4,5 milhões) para que ele deixasse o presídio.

Conforme o Ministério da Justiça suíço, Polanski não pode deixar a casa ou o terreno sob qualquer circunstância. A propriedade foi cercada por fitas da polícia e é vigiada por oficiais e seguranças particulares. Nenhum estranho é autorizado a entrar.

Todos os documentos do diretor foram apreendidos pela polícia de Zurique. O chalé na região de Gstaad, famosa por abrigar uma estação de esqui, foi equipado com um sistema de monitoramento eletrônico. Se Polanski deixar o local ou retirar do pulso um bracelete que indica sua localização, um alarme será disparado. Caso ele viole qualquer uma das condições da libertação, a fiança será suspensa e ele voltará a ser preso.

Durante a prisão domiciliar, Polanski vai aguardar a decisão da Justiça suíça sobre o pedido de extradição apresentado pelos Estados Unidos. O cineasta está detido desde 26 de setembro a pedido das autoridades norte-americanas, que insistem que ele seja julgado por ter mantido relações sexuais com uma adolescente há 32 anos.

* Com AP, AFP e EFE

Leia mais sobre: Roman Polanski

    Leia tudo sobre: roman polanski

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG