Os Desafinados - Brasil - iG" /

Rodrigo Santoro vira músico em Os Desafinados

RIO DE JANEIRO ¿ Três anos após sua filmagem, estréia na sexta-feira o filme Os Desafinados, em que Walter Lima Jr. presta homenagem à Bossa Nova, que completou cinco décadas no início de julho.

Agência Estado |

A demora para a exibição do longa teve seu preço. Quando terminamos de filmar, o país entrou na crise do mensalão. A pós-produção ficou congelada por falta de verbas. Demorou também para conseguirmos a liberação dos direitos de algumas músicas que eu fazia questão, como 'Take The A Train', de Billy Strayhorn, explica o diretor, que nega o fato de ter esperado um pouquinho mais para pegar carona nos 50 anos da Bossa Nova.

O roteiro do filme é um mosaico de acontecimentos reais mergulhados em cenas fictícias. Conta a história de um quarteto de Bossa Nova, os Desafinados. Seus integrantes decidem fazer um documentário em memória da cantora Gloria Baker e sobre a experiência do grupo nos Estados Unidos. A banda é formada por Joaquim (Rodrigo Santoro), Davi (Ângelo Paes Leme), PC (André Moraes) e Geraldo (Jair de Oliveira). Retrocedendo ao ano de 1962, o filme mostra os quatro tentando se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, ao mesmo tempo em que experimentam sons, novos amores e a iminência de uma ditadura militar na volta ao Brasil.

Apenas Rodrigo Santoro não é músico profissional neste quarteto. Ainda assim, eles formaram uma banda que pode até virar real, já que se cogita a apresentação da trupe em alguns shows no Rio e São Paulo, mas sem a presença de Rodrigo. A idéia, no entanto, dependerá do sucesso do filme nas telas a partir de sexta-feira. Por enquanto, é só a vontade de tocar e cantar, diz André Moraes, guitarrista que compõe trilhas para o cinema. O Walter sabia que eu tocava violão, piano e sax, mas tive de voltar a fazer aulas, estava enferrujado, completa Paes Leme.

Selton Mello vive o cineasta que registra tudo e Cláudia Abreu é a cantora Gloria Baker. No elenco, tem ainda Alessandra Negrini como a mulher de Joaquim.

    Leia tudo sobre: bossa novarodrigo santoro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG