Rodízio deve tirar 25 mil caminhões de circulação em SP

Menos de um mês depois da restrição de caminhões no centro expandido entrar em vigor, a Prefeitura de São Paulo dá início, hoje, a mais uma tentativa para resolver os problemas de congestionamento na cidade. E os grandes veículos são novamente o alvo.

Agência Estado |

A partir de agora, o caminhões terão de respeitar um sistema de rodízio, no mesmo formato do que existe há mais de uma década para os automóveis. A Secretaria Municipal de Transportes estima que, assim, 25 mil caminhões deixarão de circular nas Marginais nos horários de pico.

O rodízio controlará o fluxo de caminhões nas vias que contornam o centro expandido de São Paulo, incluindo as Marginais do Tietê e do Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes. Ficam, assim, proibidos de circular em determinados horários em um dia na semana, de acordo com a placa.

Os caminhões com finais de placa 1 e 2 não podem percorrer a área determinada na segunda-feira; os de final 3 e 4, na terça; 5 e 6, na quarta; 7 e 8 na quinta; e 9 e 0 na sexta. O horário de restrição na parte da manhã é das 7 horas às 10 horas e, à tarde, das 17 horas às 20 horas. Nos fins de semana, a circulação fica liberada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) colocou 70 faixas nas entradas da cidade para informar os caminhoneiros sobre o rodízio. Painéis de Mensagens Variáveis também transmitirão informes sobre a nova regra ao longo dia.

O rodízio é a mais recente medida do pacote da Prefeitura, que pretende aumentar a fluidez no trânsito da capital. Em 30 de junho, a área de restrição de caminhões no centro expandido da cidade aumentou de 25 para 100 quilômetros quadrados. Caminhões de grande porte só podem circular nessas regiões entre 21 horas e 5 horas. Os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) estão sujeitos ao rodízio de placas pares e ímpares para circular nesses locais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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