Zona Sul do Rio terá esquema especial de trânsito para a Meia Maratona

Evento vai provocar uma série de interdições em movimentadas vias da região

iG Rio de Janeiro |

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro montou um esquema especial de tráfego na zona sul para o próximo domingo (21) quando será realizada a XV Meia Maratona Internacional.

Segundo o órgão, a implantação da área de lazer na Avenida Infante Dom Henrique (Parque do Flamengo), entre o trevo do Estudante e a praça Cuauhtémoque, pista sentido Centro-Zona Sul, será antecipada para às 23h de sábado (20).

Para a passagem dos corredores, a partir das 8h de domingo, está autorizada a utilização da pista de rolamento das seguintes vias: avenidas Prefeito Mendes de Morais (São Conrado), Niemeyer (Vidigal), Delfim Moreira (Leblon) e Vieira Souto (Ipanema), rua Francisco Otaviano (Copacabana), avenidas Atlântica e Princesa Isabel (Copacabana), túnel Engenheiro Marques Porto (que liga Copacabana a Botafogo), avenida Lauro Lodré, túnel do Pasmado (Botafogo) e avenidas das Nações Unidas e Infante Dom Henrique.

Interdições

Haverá interdição ao tráfego da avenida Prefeito Mendes de Moraes, em ambos os sentidos, entre as ruas Princesa Diana de Gales e a avenida Aquarela do Brasil (do primeiro minuto de domingo até a passagem do último corredor) e no trecho entre a Aquarela do Brasil e a avenida Niemeyer (durante a passagem dos corredores ou, no máximo, até o meio-dia).

A partir das 8h até a passagem do último corredor, a avenida Niemeyer também será fechada ao tráfego, em ambos os sentidos. A rua Francisco Otaviano, em Copacabana, também terá meia pista à direita fechada durante a passagem dos maratonistas (a partir das 7h de domingo).

Na avenida Princesa Isabel, no túnel Engenheiro Marques Porto (túnel Novo) e na avenida Lauro Sodré, os corredores ocuparão duas faixas de rolamento junto ao canteiro central, na pista sentido Centro.

Na Lauro Sodré, em Botafogo, a passagem dos esportistas será sobre o canteiro central, na altura do shopping Rio Sul, acessando em seguida o túnel do Pasmado.

A avenida Repórter Nestor Moreira, sentido centro, também será bloqueada (a partir das 6h) para a passagem dos corredores. A avenida Nações Unidas também será bloqueada ao tráfego, em ambos os sentidos, enquanto a avenida Princesa Isabel ficará fechada, de modo intermitente, nas interseções com as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana e com a rua Ministro Viveiros de Castro, nas pistas sentido Centro.

A avenida Infante Dom Henrique, sentido Centro, ficará bloqueada ao tráfego das 6h de domingo até a passagem do último corredor, ou, no máximo, até 13h, exceto no trecho correspondente à área de lazer do Aterro do Flamengo, que permanecerá interditado até o término de funcionamento da mesma, às 18h.

Mão dupla

Haverá mão dupla de direção na rua Princesa Diana de Gales, entre a autoestrada Lagoa-Barra e a avenida Prefeito Mendes de Moraes (do primeiro minuto ao meio-dia de domingo); e na avenida Vieira Souto, pista junto às edificações, entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano (das 7h até o término da área de lazer, às 18h de domingo), com acesso liberado a veículos dos moradores e aos utilizados em socorro e emergências.

Será mantida a faixa reversível dos dias úteis na avenida Princesa Isabel, túnel Novo, avenida Lauro Sodré, túnel do Pasmado e avenida Nações Unidas, das 7h30 até a passagem do último corredor ou, no máximo, até as 13h.

Estacionamento

O estacionamento será proibido, das 6h às 20h, no lado direito das avenidas Rui Barbosa e Osvaldo Cruz, na praia do Flamengo (pista sentido Centro); e no lado esquerdo da rua Francisco Otaviano, entre a rua Raul Pompéia e a avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Será permitido o estacionamento de veículos na avenida das Nações Unidas, no domingo, das 7h às 13h; e na avenida Infante Dom Henrique, das 7h às 18h.

Já os caminhões de transmissão poderão estacionar na rua Engenheiro Amandino de Carvalho, na baia junto ao Gávea Golf Clube, com reserva das vagas existentes, até as 14h do dia 21; e na avenida Atlântica, entre a avenida Princesa Isabel e a Praça Almirante Júlio de Noronha, das 22h de amanhã às 14h de domingo.

Na praia do Flamengo, em ambos os sentidos, junto ao canteiro central e ao longo do lado esquerdo, das 6h às 14h, também estará autorizado o estacionamento pelo Sistema Rio Rotativo - Período Único. A utilização de estacionamento regulamentado pela Prefeitura não está isenta de pagamento.


    Leia tudo sobre: esquema de trânsitoMeia Maratona

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG