Virada do ano em Copacabana acontece em clima de paz e euforia

Mais de 2 milhões de pessoas acompanharam o show pirotécnico na orla do Rio

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

A previsão do tempo não se confirmou e as mais de duas milhões de pessoas que lotaram as areias da praia de Copacabana na virada do ano puderam conferir a tradicional queima de fogos do réveillon sem chuva. Por 16 minutos, o público presenciou o espetáculo pirotécnico orquestrado por músicas clássicas, entre elas, obras de Villa-Lobos e Beethoven.

“Esse é o melhor réveillon do mundo não só pela queima de fogos, mas também pelo clima de tranquilidade. Muitas pessoas estavam emocionadas nas areias, se divertindo e confraternizando em paz. Foi 100%”, avaliou o presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

No total, onze balsas com fogos de artifício – três a mais que no último réveillon – foram utilizadas no espetáculo. Cada embarcação possuía 1.200 bombas, totalizando 20 toneladas de fogos. Assista ao vídeo aqui .

George Magaraia
"Sonho de criança": Bárbara Oliveira comemorou a virada do ano com a família em Copacabana
“Realizei um sonho de criança, que era passar o ano-novo aqui em Copacabana. Foi a melhor virada de ano da minha vida”, disse a dona-de-casa Bárbara Oliveira, moradora da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, que acompanhou a festa ao lado dos dois filhos e do marido.

Para garantir a animação do público nas areias de Copacabana, a Prefeitura do Rio montou quatro palcos em diferentes pontos do calçadão. No principal, situado em frente ao Hotel Copacabana Palace, se apresentaram Alcione, Daniela Mercury e Zeca Pagodinho.

George Magaraia
Maicom (de amarelo) não abre mão de passar o réveillon na companhia dos amigos
“A programação foi nota dez. A organização deste ano me surpreendeu positivamente”, contou o comerciante Maicon Ribeiro, de 30 anos, que acompanhou a queima de fogos em Copacabana pela terceira vez.

Acompanhado de amigos, ele disse não ser adepto de superstições e simpatias na virada do ano. “A minha superstição é estar com quem gosto. À meia-noite, eu desejei a cada um dos meus amigos que eles encontrem a verdadeira felicidade em 2011”, contou o morador de Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense.

George Magaraia
Fred Machado com a namorada Daniele Vieira: "Aqui é perfeito"
Ao lado da namorada, o administrador Fred Machado, de 26 anos, revelou que pulou sete ondas e pensou em sentimentos bons, como saúde, paz e prosperidade, à meia-noite. “É sempre bom mentalizar isso. O lugar também propicia. Aqui é perfeito”, avaliou ele.

Olimpíadas

Às 22h16, o logo oficial das Olimpíadas Rio 2016 foi apresentado pela cantora Daniela Mercury. Nas cores verde, amarelo e azul, a marca remete ao formato do Pão de Açúcar e mostra três pessoas de mãos dadas.

George Magaraia
A logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016
“Essa marca faz história nos Jogos Olímpicos. Ela deixa a paixão e a transformação evidenciadas”, avaliou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Um painel de LED, com 150 metros quadrados, instalado em frente ao Hotel Copacabana Palace, local da apresentação, foi o responsável por exibir pela primeira vez a marca. Além dele, três infláveis, semelhantes a um telão de projeção com 237 metros quadrados, surgiram em meio ao público, também apresentando a logomarca olímpica de ambos os lados.

Jacques Rogge, presidente do COI, definiu a marca como "estática, inovadora e criativa". "É possível ver várias coisas nesta marca. O Rio, a praia de Copacabana e as montanhas, por exemplo. É um projeto muito leve", concluiu.

    Leia tudo sobre: réveillonano-novoCopacabanaRio de Janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG