Veja o que abre e fecha no Rio no feriado desta quarta-feira

Cidade terá vários eventos nesta quarta e Metrô preparou esquema especial

iG Rio de Janeiro |

O feriado de Nossa Senhora de Aparecida altera o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos públicos e privados do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12). Veja abaixo:

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos estarão fechados para atendimento ao público.

Shoppings - O funcionamento vai variar de acordo com o estabelecimento. Há shoppings que terão lojas funcionando entre 13h e 21h e outros das 15h às 21h. As praças de alimentação também terão horário variado. Ou das 10h às 22h ou do meio dia às 22h.

Coleta de lixo – Na cidade do Rio de Janeiro, as coletas de lixo domiciliar e seletiva serão feitas normalmente, assim como o serviço de limpeza em áreas públicas e de poda de árvores. O Serviço de Atendimento ao Cidadão e os pedidos de remoção gratuita também terão funcionamento normal.

Metrô – Em razão dos eventos que vão ocorrer na cidade (Festa do Dia das Crianças na Quinta da Boa Vista, jogo entre Flamengo e Palmeiras no Engenhão e Show da Paz no Aterro do Flamengo), a concessionária vai colocar trens extras partindo a cada meia hora da estação Pavuna, na linha 2, fazendo parada em todas as estações (exceto Cidade Nova) até General Osório (Ipanema), sem necessidade de transferência na estação Estácio. O mesmo esquema valerá para o sentido contrário, de Ipanema à Pavuna.

Nos intervalos destes trens extras, haverá partidas de composições que farão o trajeto habitual da linha 2 nos feriados, ou seja, de Pavuna a Estácio, com a possibilidade de transferência para a linha 1 nesta estação. Os passageiros serão orientados, por meio de avisos sonoros nos trens e nas estações e de mensagens nos televisores das plataformas, sobre o destino de cada composição. A estação Cidade Nova permanecerá fechada, como já acontece nos feriados e finais de semana.

Trem - Os trens vão circular entre 4h39 e 19h nos seguintes intervalos: ramal Santa Cruz (intervalos de 30 minutos), Japeri (intervalos de 30 minutos), Saracuruna (45 minutos) e Belford Roxo (intervalos de uma hora).

Além disso, haverá composições extras que vai atender as pessoas que irão à festa do Dias das Crianças na Quinta da Boa Vista. Do ramal Saracuruna (sentido Central do Brasil), há viagens programadas para às 10h50 e 13h. Já do ramal Belford Roxo, haverá partidas às 9h45 e 11h30. Na volta,  trens sairão da Central do Brasil com destino a Japeri, às 19h40 e 20h30, para Santa Cruz, às 19h30 e 20h20, para  Saracuruna, às 19h10, 20h e 20h40, e Belford Roxo, às 19h, 19h40 e 20h30.

O Teleférico do Alemão abrirá excepcionalmente neste feriado, das 9h às 17h, para atender a demanda do evento de Dia das Crianças que acontecerá na estação do Adeus, com apresentações de teatro e outras atrações. Neste dia especial, crianças até 12 anos não pagarão a passagem. Para os demais, a tarifa custa R$ 1.

No feriado, haverá viagens extras para a volta do jogo Flamengo x Palmeiras, que acontece às 21h50, no Estádio João Havelange, o Engenhão. Os trens partirão de Engenho de Dentro com destino à Central do Brasil (plataforma 3C, às 0h15, 0h22 e 0h29), Santa Cruz (plataforma 4D, às 0h17 e 0h) e Japeri (plataforma 5E, às 0h22 e 0h32).



    Leia tudo sobre: abre e fechaRio de Janeiroferiado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG