Trem do metrô para por 40 minutos e passageiros passam mal no Rio

Em vagões cheios, usuários abriram portas à força após esperarem em vão pela chegada de socorro e por informações do condutor

iG Rio de Janeiro |

Uma composição do Metrô Rio ficou parada por cerca de 40 minutos na tarde deste sábado, próximo à estação de Triagem. Como os vagões não têm janelas e o socorro demorou a chegar, muitas pessoas passaram mal por causa do calor e da pouca circulação de ar, e passageiros abriram as portas à força.

O metrô, da Linha 2 – que liga o Centro à zona norte do Rio – parou de funcionar por volta das 15h30, cerca de 300 metros antes de chegar à estação de Triagem. De acordo com as pessoas que estavam em um dos vagões, na primeira e única comunicação do condutor – pouco após a interrupção do serviço –, ele informou que o trem parara por falta de luz e que seguranças estavam a caminho para auxiliar o desembarque dos passageiros.

Um usuário relatou ao iG que, como o socorro não chegava, não havia novas informações e fazia muito calor, os próprios passageiros abriram as portas. “Quebrei o vidro do microfone do vagão para pedir ajuda ao condutor, porque estava muito cheio e, depois de tanto tempo, muitas pessoas passavam mal, com o calor e a falta de ar. Por isso abrimos as portas para entrar ar”, contou. Segundo ele, a orientação foi de que esperassem os profissionais, e não abrissem as portas. Não foi necessário que ninguém fosse internado.

O trem parou próximo à favela da Mangueira, em um trecho no qual os trilhos ficam suspensos, em uma espécie de viaduto. Havia muitos idosos e crianças, e a maioria dos usuários estava de pé.
Depois de cerca de 40 minutos, seguranças do Metrô Rio começaram a chegar à composição e abriram as portas que ligam os vagões aos outros, por onde saíram os passageiros. O trecho até a estação foi percorrido a pé.

Chegando è estação de Triagem, seguranças recepcionaram os passageiros, mas não sabiam dar informações sobre novos trens. Recomendavam tomar ônibus. Logo, longas filas se formaram para receber um bilhete de volta, entregue pelo Metrô.

Na terça-feira, um problema operacional no Centro de Controle de Tráfego da empresa também prejudicara a circulação de trens das duas linhas do metrô, entre 11h e 12h.

De acordo com nota do Metrô Rio, às 15h30 houve interrupção de energia na via entre Triagem e São Cristóvão na Linha 2. "Os passageiros que estavam na composição que chegava à Triagem foram orientados a desembarcar com o auxilio dos agentes de segurança. Os clientes tiveram dinheiro devolvido ou receberam novo cartão de embarque com crédito. A energia foi restabelecida e a operação foi normalizada às 16h20. A linha 1 não foi afetada."

    Leia tudo sobre: MetrôRiopassageiros40 minutospara

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG