Traficantes da Rocinha fazem blitz em estrada no Rio

Segundo presidente de Associação de Moradores do Leblon, bandidos controlam trecho de estrada que corta a comunidade

AE |

selo

A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, Evelyn Rosenzweig, afirmou que traficantes da Rocinha tomaram o controle do trecho da Estrada da Gávea que corta a favela e realizam blitz nos veículos durante o dia e à noite. O objetivo dos criminosos seria evitar uma invasão de traficantes rivais e a entrada de policiais na comunidade.

Leia também : UPP só chegará a Rocinha em 2012

Os motoristas são orientados a trafegar em baixa velocidade, com farol baixo, a luz interna acesa e o vidro da janela do motorista aberto. A ousadia dos traficantes surpreendeu os motoristas. Um major da Polícia Militar (PM) à paisana chegou a ser parado pelos criminosos, não foi reconhecido e apenas obrigado a abrir o vidro da janela do carro. Motociclistas são orientados a trafegar sem o capacete para facilitar a identificação.

"Foram vários relatos na última semana. Minha obrigação como líder comunitária é avisar aos moradores e alertar à polícia. Coloquei minha vida em risco, mas agora todo mundo sabe o que acontece. Não é só porque aqui é zona sul. Isto é inadmissível em qualquer lugar do Rio", disse Evelyn. Após a denúncia ela foi chamada pelo comandante da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, para uma reunião.

Com 3,2 km de extensão, a Estrada da Gávea liga São Conrado ao bairro da Gávea e ainda é usada por alguns motoristas para evitar o trânsito na auto estrada Lagoa-Barra, que liga a Barra à zona sul carioca.

Principal ponto de venda de drogas da zona sul carioca, a Rocinha, dominada pela facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), se tornou o abrigo para os chefes do tráfico de entorpecentes dos morros da Mineira, São Carlos e dos Macacos, que foram ocupados pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Por falta de efetivo, a Rocinha deve receber uma UPP apenas em 2012.

    Leia tudo sobre: traficantes de drogasrocinha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG