TJ determina prisão em clínica psiquiátrica a jovem que furtou ônibus

Estudante percorreu cerca de 20 km, bateu em pelo menos sete carros e foi perseguido pela policia

iG Rio de Janeiro |

A juíza Angélica dos Santos Costa, da 4ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, determinou que o estudante de Direito Pedro Henrique Garcia de Souza cumpra prisão preventiva em uma clínica psiquiátrica. O rapaz foi preso em flagrante no dia 19 de setembro depois de sair de uma festa na zona oeste da cidade e furtar um coletivo . Ele percorreu cerca de 20 quilômetros, provocou oito acidentes após colidir em pelo menos sete carros e foi perseguido pela polícia. Cabe recurso à decisão.

A defesa de Pedro alegou que ele recebe tratamento psiquiátrico desde setembro de 2010 . Por isso pediu que ele fosse transferido para uma clínica onde pudesse continuar seu atendimento.

O pedido de prisão preventiva foi feito pelo Ministério Público que considerou perigosa a concessão da liberdade provisória ao réu, que é paciente psiquiátrico.

O MP também argumentou que havia "indícios de que o estudante fez uso abusivo de álcool ou substâncias de efeitos análogos" ao mesmo tempo em que fazia uso de remédios controlados.

Durante a prisão preventiva domiciliar, Pedro Henrique deverá utilizar tornozeleira eletrônica e não poderá sair da clínica.

Na decisão, a magistrada explicou que não poderia conceder a liberdade a um indivíduo que tem problemas mentais graves e que se mostrou irresponsável. Ressaltou, porém, que levou em consideração o fato que o sistema prisional não teria condições de oferecer o tratamento adequado ao acusado. Afirmou ainda que o encarceramento do jovem poderia colocar em risco a sua integridade e a dos outros presos.

Pedro Henrique responde por tentativa de homicídio, lesão corporal grave , lesão corporal, resistência à prisão e crime de dano na modalidade simples e qualificada.

Ele já havia sido transferido da Polinter do Grajaú para o presídio Ary Franco, em Água Santa .

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG