Sérgio Cabral anuncia 15ª Unidade Polícia Pacificadora do Rio

UPP será instalada nos complexos do São Carlos e da Mineira. Unidade também vai beneficiar o bairro de Santa Teresa

iG Rio de Janeiro |

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta terça-feira (25) que as favelas dos complexos do São Carlos, no bairro do Estácio, e da Mineira, no Catumbi, serão as próximas a receberem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Agência O Globo
Cabral anunciou a implantação de UPP após cerimônia no Complexo do Alemão
De acordo com Cabral, a operação realizada na segunda-feira (24) pela Polícia Civil no Complexo da Mineira marcou o começo do processo de ocupação das comunidades da região. Durante a incursão, criminosos reagiram à presença dos policiais e atingiram com disparos o prédio sede da Prefeitura do Rio, que fica próximo às favelas, e um helicóptero da TV Globo, que fazia uma cobertura jornalística da operação .

Para o governador, as ocorrências mostram a urgência da instalação de uma UPP nessas comunidades. “Ficou mais do que provado a necessidade da pacificação desses lugares. A operação de ontem já era planejada para começar esse processo de pacificação, que se dará em breve. Não só em todo o complexo de São Carlos e Mineira, como em toda Santa Teresa”, afirmou, após a cerimônia de inauguração de uma agência do Banco do Brasil no Complexo do Alemão, ocupado desde novembro pelo Exército.

A UPP dos complexos do São Carlos e da Mineira será a 15ª do Estado do Rio. Atualmente, há 13 UPPs instaladas na cidade do Rio. Na zona sul, funcionam unidades nos morros Dona Marta, em Botafogo, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, e Ladeira dos Tabajaras/Morro dos Cabritos, em Copacabana.

Na zona norte, na área conhecida como “Grande Tijuca”, o governo inaugurou unidades nos morros do Borel, da Formiga, do Andaraí, do Turano, do Salgueiro e dos Macacos. Na zona oeste, a polícia ocupou as comunidades do Jardim Batan, em Realengo, e da Cidade de Deus, em Jacarepaguá. No Centro, o Morro da Providência também ganhou uma UPP.

A 14ª UPP está em fase de instalação nos morros do Quieto, da Matriz e São João , no Engenho Novo, zona norte da capital fluminense.

    Leia tudo sobre: UPPpacificaçãofavelasSérgio Cabral

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG