Sensação térmica chega a 49°C no Rio de Janeiro

De acordo com Inpe, umidade do ar e temperatura altas fizeram com que sensação térmica se elevasse

iG Rio de Janeiro |

Futura Press
Pessoas aproveitaram o sol forte e lotaram praias nesta quarta-feira
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) afirmou que nesta quarta-feira (19) a sensação térmica na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro chegou a 49°C.

De acordo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), que pertence ao Inpe, a umidade do ar permaneceu alta (em torno de 64%) ao mesmo tempo em que foi registrada a máxima do dia, 37.7°C, no bairro de Santa Cruz - isso, às 16h da tarde.

Os meteorologistas explicaram que para se ter uma sensação térmica agradável, a temperatura deve ser inversamente proporcional a umidade do ar (quantidade de vapor d'água na atmosfera).

Caso ocorra o contrário, o clima fica abafado, e a sensação térmica se eleva.

O forte calor que atingiu o Rio de Janeiro nesta fez com que as praias da zona sul da cidade ficassem lotadas.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a madrugada já anunciava que o dia seria quente ao registrar como temperatura mínima do dia 21,5°C, no Alto da Boa Vista - uma região onde predomina a mata atlântica.

Para a noite a previsão é de pancadas isoladas e passageiras de chuva. O feriado de São Sebastião, padroeiro do Rio, nesta quinta-feira (20), também deve ser de calor forte. A máxima prevista para amanhã na cidade é de 36°C. O mesmo panorama deve se repetir à noite.

Chuva e Trânsito

No início da noite de terça-feira (18), pancadas fortes e isoladas de chuva atingiram a zona oeste e norte da cidade.

Várias ruas ficaram alagadas o que causou piorou os engarrafamentos do horário de rush. Segundo o Inmet, as pancadas já indicam o alto verão.

Futura Press
Calor deve se repetir no feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade

    Leia tudo sobre: solpraiaverão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG