Rio terá esquema especial de trânsito para volta às aulas

Calendário das escolas públicas e particulares prevê para esta segunda reinício das atividades de ensino

Bruna Fantti, especial para o iG |

A Guarda Municipal (GM) do Rio de Janeiro começa às 6h desta segunda-feira a "Operação Volta às Aulas". Noventa agentes de trânsito irão reforçar a fiscalização dos 300 guardas que diariamente monitoram as vias da cidade. Eles vão ficar distribuídos nos acessos próximos às ruas das escolas públicas e particulares localizadas em pontos de grande fluxo de veículos.

A rede estadual de ensino prevê o retorno de aproximadamente 700 mil alunos. Já as escolas da rede municipal do Rio retornam às atividades também nesta segunda - mas as aulas para os cerca de 650 mil estudantes do município vão iniciar na terça.

Para as escolas particulares, de acordo com a GM, os principais pontos de patrulhamento nos horários de entrada e saída de alunos serão: rua São Clemente (via de acesso aos Colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico) e rua Voluntários da Pátria (acesso ao Colégio Santa Rosa de Lima), em Botafogo; rua das Laranjeiras (acesso ao Colégio Liessen), em Laranjeiras; rua Marques de São Vicente (acesso aos Colégios Teresiano, Parque e Americano), na Gávea; rua José Linhares (acesso ao Colégio Santo Agostinho), no Leblon; Rua Conde de Bonfim (acesso ao Colégio Batista), na Tijuca; Estrada da Barra (acesso aos Colégios Santa Mônica e Ph) e no Condomínio Novo Leblon (acesso às unidades Santo Agostinho e Albert Einstein), na Barra da Tijuca. 

Veja algumas dicas para os motoristas que vão deixar ou buscar alunos nas escolas:
1- Seguir a fila indiana;
2- Não fazer fila dupla;
3- Não parar em local indevido;
4- Não ocupar calçadas, dificultando a passagem de pedestres;
5- Fazer paradas rápidas;
6- Em caso de carros com apenas duas portas, deixar o banco do carona já abaixado para facilitar a entrada no veículo;
7- Combinar previamente um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais;
8- Conferir se o transporte escolar é legalizado.

    Leia tudo sobre: voltas às aulastrânsito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG