Rio registra o dia mais quente do verão

Temperatura máxima foi de 39,7ºC; sensação térmica chegou a 50ºC

iG Rio de Janeiro |

Agência O Globo
As areias da praia do Arpoador ficaram lotadas nesta quinta-feira
A cidade do Rio de Janeiro teve nesta quinta-feira (27) o dia mais quente do verão, iniciado em 21 de dezembro. A temperatura máxima – 39,7ºC – foi registrada no bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense, por volta das 16h. Já a mínima ficou em 21,2ºC, no Forte de Copacabana, na zona sul, às 6h.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a sensação térmica no Rio chegou aos 50ºC. Segundo os meteorologistas, a umidade relativa do ar de 43% contribuiu para a marca elevada.

Os especialistas explicam que para se ter uma sensação térmica agradável, a temperatura deve ser inversamente proporcional à umidade do ar (quantidade de vapor d'água na atmosfera). Caso ocorra o contrário, o clima fica abafado, e a sensação térmica se eleva.

Com as temperaturas altas e as férias escolares, as praias da zona sul do Rio ficaram lotadas. A previsão para amanhã (28) é de dia novamente ensolarado com poucas nuvens no céu. A temperatura deve ficar entre 38ºC e 21ºC.

AgNews
A dançarina Karol Loren aproveitou o mar da praia da Barra para se refrescar
Praias

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as seguintes praias estão liberadas ao banho: Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Leblon, Ipanema, Diabo, Copacabana e Vermelha. As praias de Grumari, Vidigal e Flamengo são recomendadas, mas com restrições. Os banhistas devem evitar trechos com sinais de poluição.

Estão impróprias para banho as praias de Barra de Guaratiba, Quebra Mar até Pepê, Pepino/São Conrado, Arpoador, Leme, Urca e Botafogo.

As seguintes praias tiveram as faixas de areia reprovadas: República do Peru, Barão de Ipanema e Souza Lima, em Copacabana, Arpoador e Maria Quitéria, em Ipanema, Bartolomeu Mitre, no Leblon, e Pepê, na Barra.

As praias do Diabo, em Ipanema, Hotel Nacional e Asa Delta, em São Conrado, Barramares e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Pontal e Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Prainha tiveram suas faixas de areia consideradas ótimas.

    Leia tudo sobre: verãopraiatemperaturameteorologiacalor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG