Rio prepara plano para incentivo do transporte não motorizado

Representantes de 27 cidades vão apresentar projetos para melhorar a mobilidade urbana do Estado

Agência Brasil |

O governo do Rio de Janeiro dará amanhã, quarta-feira, o primeiro passo para a elaboração de um plano diretor de transporte não motorizado no Estado. Representantes das prefeituras de 27 municípios fluminenses – 15 da região metropolitana e 12 do interior – vão se reunir na sede da Secretaria Estadual de Transportes, para apresentar suas demandas, ideias e projetos para melhorar a mobilidade urbana de pedestres e ciclistas.

Os dados coletados servirão para definir os projetos e investimentos do plano diretor, que terá financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a Secretaria de Transportes, o Rio de Janeiro será o primeiro Estado do País a ter um plano diretor para o transporte não motorizado. “A meta é aumentar significativamente a utilização da bicicleta em todas as cidades do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial e crescente”, afirmou o secretário Sebastião Rodrigues.

O governo fluminense lançou, em 2008, o programa Rio Estado da Bicicleta, que tem como meta a implantação de mil quilômetros de ciclovias em todo território fluminense, além de conscientizar a população quanto ao uso do veículo não motorizado.

    Leia tudo sobre: transportemobilidade urbanario

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG