Rio monta esquema de trânsito para Air Race

Corrida de aviões acontecerá neste sábado e domingo no Aterro do Flamengo

iG Rio de Janeiro |

Léo Ramos
Avião do Red Bull Air Race cruza céu do Rio
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) montou um esquema especial de trânsito para as pessoas que forem assistir neste final de semana à competição Red Bull Air Race no Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. No total, cerca de 250 agentes de trânsito irão trabalhar para manter a fluidez, coibir o estacionamento em determinadas áreas e orientar motoristas. A expectativa dos organizadores é de que mais de 1 milhão de pessoas vá assistir à corrida de aviões.

De acordo com a CET-Rio, as interdições serão informadas por meio de 40 faixas. Dez painéis de mensagem móveis e 12 fixos vão informar as interdições e as condições de tráfego. A área do evento será monitorada por 40 câmeras.

Aos motoristas que não irão acompanhar a competição, a CET-Rio sugere que eles evitem passar pelos bairros Glória, Catete, Flamengo, Botafogo e Urca no horário do evento, procurando rotas alternativas.

No último dia 21 de abril, um evento evangélico na Enseada de Botafogo atraiu cerca de 1 milhão de pessoas e causou um nó trânsito da região. A estimativa feita pela PM é de que pelo menos 3 mil ônibus tenham sido usados para transportar os religiosos que foram ao culto.

Léo Ramos
Avião sobrevoa a Ponte Rio-Niterói
Interdições

As pistas do Aterro do Flamengo ficarão fechadas no sábado, das 8h às 18h, e no domingo, das 7h às 18h. A interdição acontecerá na área do centro a partir da Avenida Marechal Câmara e, em Botafogo, a partir da projeção da Avenida Oswaldo Cruz, por uma passagem aberta no canteiro central. O fluxo de veículos será direcionado para a Avenida Rui Barbosa sentido centro. A circulação de veículos na Enseada de Botafogo será mantida.

Para facilitar o acesso de pedestres à área do evento, a circulação de veículos poderá será proibida nas ruas Machado de Assis, Dois de Dezembro e Silveira Martins, no Flamengo. Estas vias serão monitoradas pela Guarda Municipal a partir das 9h, tendo como objetivo garantir o acesso seguro dos usuários do metrô das estações Flamengo, Catete, Largo do Machado.

Estacionamento

A CET-Rio informa que não serão criadas áreas de estacionamento específicas para a realização do Red Bull Air Race. O público deverá utilizar o transporte público, como ônibus e metrô.

A Secretaria de Ordem Pública irá atuar na região com 47 reboques em pontos estratégicos Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos.

Transporte

A concessionária Metrô Rio montou um esquema especial para este final de semana para atende ao público que for assistir à corrida de aviões no Aterro do Flamengo. Os trens da Linha 2 circularão de Pavuna a Botafogo, sem baldeação no Estácio, excepcionalmente neste fim de semana. As 34 estações também abrirão uma hora mais cedo no domingo, às 6h, para facilitar a chegada do público e vão fechar às 23h. No sábado o metrô funciona no horário normal: das 5h à meia-noite.

As 78 linhas regulares de ônibus que trafegam na Avenida Infante Dom Henrique e na Praia do Flamengo estarão circulando normalmente neste final de semana. Apesar da interdição das pistas do Aterro do Flamengo, os ônibus continuarão atendendo o público, pois passarão nas pistas da Praia do Flamengo. Além disso, também poderão ser utilizados os ônibus de linhas regulares que passam pelas ruas do Catete e pela Bento Lisboa.

    Leia tudo sobre: Red Bull Air RacetrânsitoCET-Rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG